Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
7
30 de Abril de 2005 às 00:00
De resto, esta Liga tem sido deles. Os maiores feitos foram alcançados por equipas de menor dimensão. Assim de cabeça recordamos logo a goleada do Nacional no Dragão, a vitória do Beira - Mar na Luz ou o estrondoso triunfo do Penafiel em Alvalade. Mas houve mais, muito mais, como sabemos.
Pois bem, este campeonato não tem sido estranho apenas na frente. Atrás as coisas também decorreram de forma bem diferente do habitual. Lá, onde a aflição costuma instalar-se cedo e permanecer até ao último apito, desta vez espera apenas confirmação oficial.
Isto acaba por ser bom para toda a gente porque cedo é possível começar a preparar a próxima temporada. Felizmente para quem fica, infelizmente para quem parte. Acontece que tamanha tranquilidade pode acabar por influenciar, ainda que indirectamente, o que falta jogar. Sobretudo, se pensarmos que muitas destas equipas sem objectivo aparente vão aparecer no caminho dos candidatos ao título.
Contas feitas, a lista dos que vão defrontar Benfica, Sporting, Sp. Braga e FC Porto sem nada a ganhar ou perder é esta: Belenenses, Marítimo, Moreirense (duas vezes), Penafiel, Rio Ave (duas vezes), Beira-Mar, Nacional e Académica. Para bem da verdade desportiva, será bom se alguma destas equipas ainda conseguir engrossar o volume das surpresas da temporada. E uma tranquilidade se todas o tentarem até ao limite das forças. Vale a pena estar atento.
2. Há umas semanas falei-vos do Soccerbot, o tal ‘site’ que prevê a tabela final do campeonato. Pois bem, há mudanças. O Benfica continua a ser o previsível vencedor, mas o FC Porto já aparece na última posição, com o Sp. Braga em terceiro e o Sporting em quarto. Deve ser por causa disso que José Veiga garante o título no final e no Dragão os sorrisos voltaram. Sim, porque semelhantes convicções não podem ter por base o futebol de ambos...
3.Sporting de Braga-Sporting. Se Benfica e FC Porto vencerem hoje, o jogo de amanhã, no Minho, será decisivo apenas se alguém ganhar. O empate, na aparência o pior resultado para ambos, manteria uma luta a quatro. Porque ainda está por jogar um Benfica-Sporting.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)