Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
2
18 de Julho de 2009 às 00:30

Tudo indica, aliás, que haverá em Lisboa uma forte bipolarização nas autárquicas à volta destes dois nomes. Carmona Rodrigues já percebeu isso, que se retira. Helena Roseta também, que se coliga à lógica partidária com nome próprio. À direita tudo está simplificado pela lógica da oposição ao PS e pela desistência de Carmona: o CDS empresta os seus votos ao PSD sem problemas de maior à vista. Já à esquerda o Governo atravessa-se a três quartos e dificulta a vida aos continuadores naturais de Jorge Sampaio e de João Soares. Mesmo assim, António Costa teceu uma teia que envolve personalidades diversas e já conta com Sá Fernandes e com Helena Roseta na lista, despontando ainda os sinais expressos pelos nomes fortes e sonoros de José Saramago e de Carlos do Carmo. Melhor era impossível nesta fase. E muito ainda pode melhorar entre o dia 27 de Setembro e 11 de Outubro.

Apoio António Costa para presidente da CML mas o que acima fica escrito ultrapassa essa posição que tomo pelo que está em jogo para a cidade de Lisboa mas também para o País. Nestas eleições para a CML joga-se uma segunda oportunidade para Santana Lopes ou um novo fôlego político para António Costa. A vitória dará asas a quem a obtiver, mas a derrota pode centrifugar protagonistas de quem ainda muito se esperaria.

A IGREJA NÃO TEM SOLUÇÕES TÉCNICAS

Sou um antidogmático empedernido mas sigo este Papa com curiosidade intelectual crescente. Ora, Bento XVI acaba de publicar a encíclica ‘Caritas in Veritas’, e só o título me apaixona. Detesto cada vez mais os que fazem do saber um instrumento de domínio sobre o seu semelhante, e a carta papal começa exactamente por aí: "Defender a verdade, propô-la com humildade e convicção e testemunhá-la na vida." Assim a verdade há-de ser encontrada e usada num contexto de diálogo e comunhão com os demais. Porém: "Sem verdade, a caridade cai no sentimentalismo."

Bento XVI está preocupado com a actual fase da globalização, na qual falta a justiça, e alerta contra os falsos profetas, já que "a Igreja não tem soluções técnicas para oferecer e não pretende de modo algum imiscuir-se na política dos Estados"; e quantos não se apresentam na vida pública insinuando que têm soluções técnicas com essa origem! A ler!

OBAMA NO GANA

Na semana passada foi o discurso na Rússia sobre as relações entre potências. Nesta é a fala no Gana sobre desenvolvimento. Obama marca

a agenda internacional pela escolha das palavras. Visitou o Gana, um país africano democrático, para dizer que a África é uma responsabilidade dos africanos e que o desenvolvimento depende mais das boas políticas actuais e menos do passado colonial. Mas não deixou de condenar este.

JARDIM SUSCITA DEMOCRATAS

Alberto João gosta de escandalizar. O seu número favorito é o da revisão constitucional permanente. Desta vez foi pela via da eliminação, desde o comunismo ao representante da República. Muitos já lhe caíram em cima menos MFL, que erra ao guardar silêncio. Afinal há mais democratas em Portugal do que se imagina. Sem Jardim não se saberia. Alguns até só o são contra ele.

A ASAE É INCONSTITUCIONAL?

Aprecio o combate que a ASAE tem travado a favor da qualidade alimentar dos portugueses mas tenho a noção de como as boas intenções podem degenerar. Não aprecio o lado rambo com que aparecem, e há outras dúvidas. Agora foi o Tribunal da Relação de Lisboa que declarou inconstitucionais algumas das disposições do decreto que deu a tal Autoridade poderes de polícia criminal a propósito de uma acção contra um jogo da ‘raspadinha’ em Almada. Pelo jogo morre a ASAE?

A SEGUIR

Mandatos: Criou-se uma nova expectativa com o adiamento da votação do próximo presidente da Comissão. Aparentemente, Durão Barroso tem os apoios necessários mas os argumentos para a dilação parecem falaciosos. Em Setembro não se saberá nada sobre o futuro dos outros cargos previstos no Tratado de Lisboa, e Sarkozy e Merkel poderão surpreender. Também Pequim se prepara para nomear o chefe do governo de Macau. Quem sucederá a Edmund Ho?

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)