Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

F. Falcão-Machado

Quem deve?

O que é uma dívida e como se mede? A questão tem que ver com dois conceitos: o de tempo e o de moeda. Da combinação de ambos os conceitos resulta o crédito.

F. Falcão-Machado 12 de Abril de 2013 às 01:00

A angústia que começa a assolar muitos portugueses encontra lenitivo fácil na culpabilização dos governantes e na demonização da classe política. E talvez se pudesse acrescentar que a mobilização de vontades a que a prática política aspira promete muitos sonhos, desfeitos mais tarde pela "nudez crua da verdade".

O que parece faltar neste momento ao projeto europeu são os recursos que ele tanto garantia como exigia. Há porém que distinguir duas questões. Uma é a de saber se esses recursos têm existência real para além dos cálculos de engenharia financeira e dos manejos contabilísticos. Outra é o modo de impor uma repartição solidária dos recursos apurados dentro do espaço comunitário. O que pressupõe que se saiba, antes de mais, como criar e medir tais recursos. Dessas operações poderá resultar a necessidade de se proceder a uma desvalorização geral da dívida mundial ou, ao menos, da dívida europeia. Isso também seria solidariedade.

dívida crédito solidariedade
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)