Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
4
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

F. Falcão-Machado

Relações entre nações

Embora as relações entre países existam desde que existem estados, foi só a partir do final da I Grande Guerra Mundial que o seu estudo teórico assentou em bases mais definidas.

F. Falcão-Machado 26 de Novembro de 2010 às 00:30

Em Portugal, a investigação nesse domínio teve apreciável desenvolvimento sobretudo a partir do segundo quartel do século passado. Trata-se naturalmente de uma área multidisciplinar para a qual concorrem, entre outros, os ramos do Direito Internacional, da História Diplomática, da Ciência Política e da Economia.

No que respeita à História da diplomacia portuguesa, há ainda um vasto campo a explorar, mas são importantes os progressos que têm vindo a ser alcançados. Efectivamente, o estudo criterioso de factos passados nas relações externas de Portugal ajuda a compreender o momento que vivemos.

Surgem estas considerações a propósito de obras indispensáveis na biblioteca de qualquer pessoa envolvida ou interessada na concepção e execução da política externa portuguesa. É o caso de um livro que acaba de ser reeditado na sequência de rigoroso trabalho de actualização que muito o valorizou e que revela episódios da nossa História por vezes pouco conhecidos mas sempre relevantes. Refiro-me à ‘História Diplomática de Portugal’, do distinto académico que é o Prof. Soares Martinez.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)