Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
9
6 de Junho de 2010 às 18:00

Para o conjunto de canais temáticos disponíveis no Cabo foi o melhor mês do ano com 20,8% de share médio. SIC Notícias, Panda, Fox e AXN dominam o Cabo e, por este andar, vão fazer de 2010 o melhor ano de sempre do consumo do Cabo como um todo.

A RTP 1 tem igualmente motivos para celebrar pois Maio marcou o seu regresso isolado ao segundo lugar, deixando a SIC em terceiro. Apesar de 23,7% de share médio não ser fantástico, o que é um facto é que é superior aos 23,5% da SIC. Este sim, é o pior resultado mensal do ano para a estação de Carnaxide. E isto, apesar de ser o mês das rectas finais de ‘Viver a Vida’ e ‘Perfeito Coração’ e do início da fase mais interessante do ‘Achas que sabes dançar?’.

Do lado da TVI, e apesar de continuar em primeiro lugar nas audiências, o mês de Maio dificilmente seria pior. 26,9% de share médio fica registado, para já, como o pior mês de 2010 da estação de Queluz – a sua vitória mais baixa deste ano. Entenda-se que pragmaticamente vencer é sempre vencer.

Mas com a mesma atitude, e numa altura em que há novos dirigentes na TVI a querer mostrar trabalho, a preocupação tem de existir devido ao valor baixo dos resultados.

O pior mês da TVI aparece também no pior momento de todos. Faltam apenas poucos dias para começar o Mundial de Futebol e com ele audiências garantidas pelo menos para a RTP 1.

MEMÓRIA

Outra leitura tradicional e perfeitamente correcta é comparar estes resultados de Maio de 2010 com os do período homólogo de 2009 onde se registava: TVI 31,5% RTP 1 23,2% SIC 21,5% e Cabo 18,4%. A análise piora substancialmente os números actuais da TVI e alivia os da SIC. A conclusão é clara e objectiva para os lados de Queluz: hoje há muito menos gente a ver a TVI e a diferença para a concorrência é muito menor.

TENDÊNCIA

O Mundial da África do Sul vai alterar as médias de audiência dos canais generalistas em Junho e Julho. Dependendo da performance da selecção nacional, a RTP 1 atingirá a melhor média do ano já este mês. A luta da TVI será de modo a controlar os danos e tentar com que a subida da RTP 1 não signifique a sua descida circunstancial para a segunda posição.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)