Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Paulo Fonte

Sentados à espera

Depois da ‘Linha Saúde 24’ é agora activada uma variante, a ‘Linha Espera 18’. Para já apenas um projecto-piloto no Hospital Garcia de Orta, mas com uma forte probabilidade de se estender a todo o País.

Paulo Fonte(paulofonte@cmjornal.pt) 4 de Fevereiro de 2012 às 01:00

O caso foi contado esta semana por este jornal. Aurilia Ferreira Silva, de 82 anos, chegou às 18h00 à unidade hospitalar de Almada, foi-lhe efectuada a triagem quinze minutos depois e só voltou a ser vista por um médico pelas 10h00 do dia seguinte. Saiu do hospital perto do meio--dia, 18 horas depois de ali ter dado entrada. Diagnóstico: possível cancro. O gabinete de comunicação do estabelecimento de saúde justifica-se com excesso de trabalho, a doente e os familiares lamentam o sucedido, todos nós mostramos incredulidade e fazemos figas para que situação idêntica não nos saia em sorte.

Esta ocorrência não é mais do que um sintoma da doença que afecta o próprio País. Portugal ainda espera dar o salto qualitativo para que dramas como este sejam motivo de repúdio e condenação pública e mereçam mais do que um encolher de ombros e um sussurrado ‘É a vida...’. Quando os responsáveis sentirem vergonha, então é sinal de que alguma coisa está a mudar.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)