Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
7
10 de Janeiro de 2006 às 00:00
1.De fora?. O Sporting ainda entra nas contas para a Liga ou é melhor começar a falar em apuramento para a Liga dos Campeões? Para resolver a equação, complicada após a derrota em Braga, contam menos os dez pontos de distância para o líder do que os problemas da equipa e o número de adversários a retirar da frente. É cedo para afastar o Sporting do título. Mas não para falar no assunto, o que é igualmente incómodo. Os ‘leões’ estão impedidos de deixar crescer a diferença pontual até ao final do mês, quando visitarem a Luz. A partir do dérbi, as ideias deverão ficar mais claras.
2.Tanto Quaresma. O FC Porto voltou a vencer com um golo de Quaresma, o que não tem problema nenhum, até pode ser um bem, se estivermos a falar de golos como o de domingo. Depois de uma primeira parte em que praticamente jogou sozinha, a equipa de Co Adriaanse perdeu, de forma surpreendente, o domínio do jogo. Muito por causa de uma exibição menos conseguida de Paulo Assunção e Lucho. Ao colocar Jorginho e Alan, o treinador assegurou um final tranquilo. Duas grandes penalidades (e não apenas uma, como reclama o Boavista) ficaram por marcar, num dérbi em que faltou sal.
3.Mais sólido. Com três novos jogadores e um grande reforço, Simão, o Benfica jogou uma das partidas mais descansadas da época. Koeman resolveu à primeira a questão Moretto e depois do alarido em torno da contratação do guarda-redes era difícil agir de outra forma. Face ao sofrimento de Quim nos últimos meses, não deixa de ser uma decisão dura. Mas provavelmente é nestas alturas que se torna impossível escapar à frase batida “o futebol é isto mesmo”. O Benfica somou a quinta vitória consecutiva e igualou o melhor registo do V. Setúbal. Foi também o sexto jogo seguido sem sofrer golos, o que daqui por duas semanas pode dar uma história curiosa: Moretto ajudar a bater o recorde de… Moretto. Os sadinos passaram 663 minutos invictos, o Sp. Braga somou 594, o Benfica leva 540.
4.Impossível? Talvez não seja, mas se o Penafiel, último com sete pontos e uma única vitória, conseguir escapar à despromoção será feito notável. Em que, sejamos justos, nem a própria equipa dá sinais de acreditar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)