Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
2
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Maria de Belém Roseira

Triste espetáculo

Os acontecimentos dos últimos dias foram incapazes de salvaguardar as aparências

Maria de Belém Roseira 8 de Julho de 2013 às 01:00

Omínimo que os portugueses podem esperar de um Governo – mesmo que não concordem com as políticas que executa – é um comportamento responsável.

Nas circunstâncias atuais, isto é tanto mais necessário quanto o não cumprimento de "mínimos" e está, naturalmente, sujeito ao escrutínio externo, designadamente o da União Europeia.

Todos tivemos ocasião de observar que os acontecimentos que se sucederam nos últimos dias foram incapazes de salvaguardar as aparências. Foram maus demais. De tal forma que mesmo muitos dos mais reconhecidos apoiantes dos partidos que suportam o Governo não têm sido parcos nem suaves nas palavras que usam para criticar o sucedido.

Mas mais: quase todos descreem da possibilidade de uma solução que viabilize um Governo respeitável. Os regimes democráticos proporcionam sempre soluções para este tipo de situação.

Vivemos, contudo, tempos extraordinários em que a Europa, berço da Democracia, está a deixar de conviver bem com os seus instrumentos naturais e isso não é de todo aceitável.

Maria de Belém Roseiro governo espetáculo aparências europa democracia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)