Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
1
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Luciano Amaral

Um caso de estudo

A política portuguesa é um caso de estudo. Veja- -se a questão do acórdão do Tribunal Constitucional sobre o corte dos subsídios de férias e Natal.<br/><br/>

Luciano Amaral 13 de Julho de 2012 às 01:00

A esquerda exultou, considerando a decisão uma "vitória", uma espécie de novo 25 de Abril. A direita achou-o uma coisa horrível, um bloqueio à governação, chegando mesmo a destacar o chefe de bancada do CDS para vir zurzir os juízes. E no entanto, a decisão do tribunal deu ao Governo o pretexto de que precisava para introduzir "medidas adicionais".

Depois das tenebrosas notícias sobre a execução orçamental e da sucessão de "casos Relvas", o Governo estaria por esta hora a enfrentar a sua primeira crise, a ter de explicar porque seriam precisos mais cortes e impostos. O Tribunal Constitucional poupou-lhe a tarefa, fazendo ainda o resto desaparecer da paisagem. Recapitulando: a esquerda celebra uma vitória que traz mais austeridade, a direita chora uma derrota que ajudou o Governo a vir à tona. Isto daria vontade de rir se não tivesse certa lógica: é que a vitória da esquerda é das boas, sem responsabilidade. Quanto ao Governo, ficou revigorado. Pelo menos para o Verão.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)