Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
8
2 de Julho de 2010 às 00:30

Dado Carlos Queiroz ser "o professor Queiroz", o seu forte é o planeamento, como aliás veio explicar na conferência de imprensa após o jogo com a Espanha. Por isso, no caderninho onde aponta as suas maravilhosas reflexões estava escrito em letras gordas: "Substituir Hugo Almeida por Danny aos 60 minutos de jogo." O facto de Hugo Almeida estar a ser, no fatídico momento em que foi substituído, o melhor jogador do nosso ataque não impressionou nem Queiroz nem o seu caderninho. Se estava escrito, estava escrito. O facto de Cristiano Ronaldo estar a ser uma nulidade que amuava sempre que o empurravam e o árbitro não apitava, deixando-se ficar na relva a compor as meias, também não impressionou Queiroz nem o seu caderninho. Se não estava escrito, não estava escrito.

Mas eis que a Espanha marca um golo, e toda a estratégia se desmorona. Queiroz olha para o caderninho, mas o caderninho não contém nenhuma resposta. Admite-se que tenha perguntado ao seu adjunto: "Ó Agostinho, havia alguma estratégia combinada para o caso de a gente levar um golo primeiro?" Há fortes probabilidades de Agostinho Oliveira lhe ter respondido: "Ups." E assim Portugal foi eliminado do Mundial da África do Sul, com zero golos marcados às selecções abaixo do 105º lugar do ranking da FIFA.

SINAIS DE TRÂNSITO

INVERSÃO DO SENTIDO DE MARCHA: D. JANUÁRIO TORGAL, BISPO

O bispo das Forças Armadas deu uma entrevista desempoeirada, admitindo a possibilidade do amor entre duas pessoas do mesmo sexo. Aleluia para ele.

CONGESTIONAMENTO: VALE E AZEVEDO, ADVOGADO E FORAGIDO

O ex-presidente do Benfica já conseguiu sete adiamentos na análise do pedido de extradição – e isto em Inglaterra, onde a justiça funciona. É digno de um grande artista.

PASSAGEM DE NÍVEL COM GUARDA: JOSÉ SÓCRATES, PRIMEIRO-MINISTRO

Utilizar a golden share na luta pela Vivo é semelhante a um miúdo que ao ver que o jogo está perdido resolve dizer que a bola é dele. Vai dar muitas chatices.

ENTREVISTAS IMAGINÁRIAS: CRISTIANO RONALDO, FUTEBOLISTA

"PORQUE JOGUEI MAL? PERGUNTEM A QUEM FABRICOU A JABULANI"

– Que explicação encontra para a eliminação de Portugal frente à Espanha?

– Se é para explicar aos portugueses, perguntem ao Carlos Queiroz.

– Ouça, mas não é possível que a culpa do seu mau desempenho se deva apenas ao treinador. Você e a bola pareciam estar num dia difícil.

– Ó amigo, se é para explicar aos portugueses porque é que eu tive tantos problemas com o esférico no mundial, perguntem aos fabricantes da bola Jabulani.

– E não teme que a má figura possa afectar o seu prestígio como jogador do Real Madrid? Há já quem faça comparações entre o CR7 e o CR9.

– Bom, se é para explicar aos portugueses quanto é que valho no Real Madrid, perguntem ao José Mourinho.

– Os seus colegas não gostaram das suas declarações do final do jogo. Acha que tem condições para continuar como capitão de equipa?

– Se é para explicar aos portugueses porque é que sou o capitão de Portugal, perguntem ao Luiz Felipe Scolari.

AMOR À PRIMEIRA VISTA: METER OS OLHOS NA BOCA DO LOBO

A Boca do Lobo é uma empresa de design de mobiliário de Rio Tinto, cujo prestígio internacional não pára de aumentar. Colocando o fabrico artesanal e a arte da talha e da fundição ao serviço de peças arrojadas, onde o tradicional coabita com o moderno, os jovens designers da marca têm produzido alguns dos móveis mais originais que esta pátria já viu nascer. São muito caros – mas tão, tão bonitos.

15 SEGUNDOS DE FAMA: POSSO SER EU A BATER-LHES? POSSO? POSSO?

Acho que todos nós nas nossas vidas já desejámos ser polícias de choque. Eu, é cada vez que vejo a jovem burguesia ecológico-anarquista nas reuniões do G20 a destruir montras nos centros das cidades e a aterrorizar quem passa, em cidades tão pacíficas como Toronto. Depois dos cocktails e dos vidros partidos, os meninos tiram as suas máscaras, despem a roupa preta, e juntam-se às grandes manifestações anti-capitalistas, marchando pela rua – por um mundo melhor, claro. Não há nada mais insuportável do que hooligans com discursos moralistas. É a ralé da extrema-esquerda, em todo o seu esplendor.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)