Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
4
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Carlos Garcia

Valorizar os bombeiros

Com os políticos de férias parece que o país pára. A verdade é que não, o que pára é a intriga, a politiquice e o circo mediático em volta dos habituais temas que dominam a crise nacional: o défice, o estado da Justiça, etc.

Carlos Garcia 22 de Agosto de 2010 às 00:30

Neste período estival, o que salva as manchetes dos jornais são as imagens desoladoras do país a arder.

Os políticos que não foram a banhos entretêm--se a discutir se a área de floresta ardida é maior ou menor do que nos dois últimos anos, se os meios no terreno foram os necessários e todos apontam os culpados habituais. Este drama não pode morrer com os últimos incêndios deste Verão, para depois renascer, da mesma forma tão inútil quanto doentia, com os primeiros do próximo Verão.

É agora, no rescaldo dos incêndios que ainda não terminaram, que se deve projectar e iniciar uma campanha de mudança da atitude dos portugueses, primeira linha de combate a este flagelo sazonal.

É agora que se deve projectar e iniciar um plano de fiscalização e intervenção nas nossas matas, públicas e privadas, coordenado localmente pelos bombeiros, tecnicamente assistidos por especialistas em ordenamento do território e protecção do meio ambiente, em estreita articulação com as forças de segurança locais e, porque não, que integre recursos humanos e logísticos das forças armadas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)