Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
22 de Agosto de 2010 às 18:00

ACTUAL

CONCORRÊNCIA FEROZ

Quando se soube que TVI e SIC iam disputar mais seriamente o horário da tarde, a partir de Setembro, muita coisa se escreveu sobre a importância estratégica do mesmo. Na verdade, importa realçar que se verifica um autêntico ‘vale’ de telespectadores entre as 15 e as 18 horas de segunda a sexta-feira.

Entre o meio-dia e a uma da manhã, aquele intervalo horário é o menos valioso de todos porque há menos público disponível. O perfil do telespectador muda tanto que, em média, entre as 16 e as 18 horas quem vence são os canais de cabo! Isto significa que as televisões podem dizer que o horário é determinante para o dia mas, na verdade, é um horário com menos retorno.

De um modo geral já é a TVI que vence durante todo o ‘Tardes da Júlia’ e a repetição dos ‘Morangos com Açúcar’ às 18 horas. Sobra, portanto, o horário das 17 horas que perde... e parece ser aí o foco do novo programa de Fátima Lopes. Na SIC, a tarefa é mais dificultada. ‘Vida Nova’ já perdia em média, ainda lá estava Fátima Lopes, e ‘Salve-se Quem Puder’ não passa de resultados medíocres.

A escolha de Conceição Lino é, sem dúvida, uma boa opção interna para, com um ‘novo’ projecto, tentar reabilitar um horário deficitário. Conceição tem essa capacidade, e muito mais, e acredito que a sua passagem para o entretenimento seja uma boa progressão de carreira. Do lado da RTP 1, a concorrência promete não dar tréguas... e num momento em que só se fala do que a SIC e a TVI vão fazer à tarde, é bem possível que o canal do Estado tenha um papel decisivo a desempenhar. 

MEMÓRIA

OUTROS EMBATES

Na rentrée de 2009, a 14 de Setembro,a SIC estreava ‘Vida Nova’ com bonsresultados. A primeira semana fez umamédia de share de 25,6%. Embora nãoconcorresse directamente o tempo todocom ‘Tardes da Júlia’, que tinha estreado em 2007, o programa da TVI ficou atrás com 23,6% de share médio. Nessa semana, a RTP 1, com ‘Portugal no Coração’ ficou em último com 19,8%. 

TENDÊNCIA

SETEMBRO DE 2010

Sem saber os horários exactos dos novosprogramas e sem conhecer os conteúdosdos mesmos é impossível fazer uma previsão de audiências. A TVI arrisca-se a ter uma tarde mais monotemática... mas isso até pode não ser mau em termos de resultados.A SIC tem mesmo de mudar porque perde, não tem alternativa, é uma fuga para a frente mas é a única fuga possível. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)