Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
8
18 de Maio de 2009 às 09:00

O doutor que o senhor presidente do Conselho escolheu para cabeça-de-lista do PS às Europeias é um dos trunfos mais importantes de Manuela Ferreira Leite e do PSD para as eleições de 7 de Junho. É evidente que Paulo Rangel, candidato social-democrata, está a surpreender muita alma deste sítio cada vez mais mal frequentado que andou semanas a atirar nomes para o ar e a zurzir a liderança do PSD por um suposto atraso na divulgação da lista às Europeias.

Mas nada se compara com o extraordinário desempenho de Vital Moreira, um homem de Coimbra, inteligente, esperto quanto baste, apoiante ferveroso das políticas do senhor presidente do Conselho, que lhe deu o merecido prémio de ir para Bruxelas cinco anos e lhe pagou com o dinheiro do Estado uma inédita promoção do livro "Nós, Europeus", que teve direito a cartazes por todas as terras do sítio. O candidato do PS entrou nesta campanha cheio de si próprio, com o ego ao mais alto nível e nem por um minuto imaginou que não seria a sua excelsa figura a definir a agenda e a estratégia para esta corrida eleitoral.

Enganou-se redondamente. Queria discutir assuntos europeus e deixar as minudências nacionais para os pobres de espírito e logo o chefe lhe saltou ao caminho a dizer que as políticas do Governo iam obviamente a julgamento. Atirou-se a Durão Barroso, esse perigoso neoliberal da vergonhosa cimeira das Lajes, e logo o chefe lhe saltou ao caminho a dizer que o PS está incondicionalmente ao lado de José Manuel porque sim e porque é português. Queria a suspensão de Lopes da Mota, o homem do Eurojust que andou a invocar o nome do senhor presidente do Conselho e do ministro da Justiça nas conversas com os procuradores do caso Freeport, e logo veio o antigo ministro do Ambiente dizer que não senhor, o suspeito de pressões sobre a investigação ficaria no lugar até ao fim do processo disciplinar.

Enfim, Vital Moreira participa em sessões de propaganda e quando começa a discursar uma boa parte do rebanho socialista vai à sua vidinha porque está farto de baboseiras e manifestamente não gosta do doutor de Coimbra. Vital Moreira é esperto e inteligente. Mas ainda não percebeu que foi escolhido pelo senhor presidente do Conselho para servir de carne para canhão e levar com as culpas no caso de uma derrota eleitoral. E pelo andar da carruagem é caso para dizer que o candidato do senhor presidente do Conselho nem à estalada vai lá. E é vital para o PSD ganhar as eleições.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)