Guterres recebe doutoramento "honoris causa" pela Universidade de Lisboa

Cerimónia decorre na Aula Magna da universidade, esta segunda-feira.

19 de fevereiro de 2018 às 08:43
António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas Foto: EPA
António Guterres,secretário-geral da Organização das Nações Unidas Foto: LUSA
António Guterres, secretário-geral da ONU Foto: Reuters
António Guterres, secretário -geral da ONU Foto: EPA
António Guterres, secretário -geral da ONU Foto: Reuters

1/5

Partilhar

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, é esta segunda-feira distinguido com o grau de doutor "honoris causa" pela Universidade de Lisboa, sob proposta do Instituto Superior Técnico, onde foi aluno e professor.

Na cerimónia, com início marcado para as 10h30 na Aula Magna, no edifício da Reitoria da Universidade Clássica de Lisboa, está prevista a presença de diversas individualidades, nomeadamente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, vários ministros e membros do corpo diplomático acreditado em Portugal.

Pub

O anúncio da atribuição do título honorífico ao ex-primeiro-ministro português foi feito em janeiro último pelo Instituto Superior Técnico (IST) onde o aluno António Guterres "teve um percurso académico excecional" e se licenciou em engenharia eletrotécnica em 1971.

Guterres foi deputado durante 17 anos, tendo-se estreado na Assembleia da República em 1976, e foi primeiro-ministro de Portugal entre 1995 e 2002.

Pub

Mais tarde, em 2003, depois de ter deixado o cargo de primeiro-ministro, foi professor convidado do IST, antes de assumir funções durante dez anos, entre 2005 e 2015, como Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Desde 1 de janeiro de 2017 é secretário-geral das Nações Unidas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar