Inês Sousa Real considera que crise na Habitação é "um dos maiores falhanços" do Governo
Porta-voz do PAN afirmou que é "preciso robustecer o SNS" e que "o acesso ao privado deve ser complementar".
A porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, foi, esta, sexta-feira, entrevistada no 'Grande Jornal da Noite' da CMTV e afirmou que a crise na Habitação é "um dos maiores falhanços" do Governo.
Inês Sousa Real disse que o PAN pretende colocar as casas do Estado no mercado e que, para isso, é importante identificar o património habitacional e proceder à sua reabilitação. A porta-voz deste partido disse que existem cerca de 10 mil casas devolutas que "podiam estar ao serviço da população". Precisamos de reconstruir casas", argumentou.
Além da habitação acessível, Inês Sousa Real defende a reposição do crédito bonificado para os mais jovens. "É importante baixar a especulação imobiliária", afirmou. De seguida, Inês Sousa Real frisou que a crise habitacional não será resolvida somente com a intervenção do Estado, a mão dos privados também terá peso.
"Temos pessoas que trabalham e não conseguem pagar casa. Temos de cumprir com aquilo que não foi cumprido nos últimos anos", acrescentou.
A Saúde foi tema durante a entrevista. Inês Sousa Real clarificou que é "preciso robustecer o SNS" e que "o acesso ao privado deve ser complementar". Sobre as parcerias-públicas-privadas, a porta-voz do PAN disse que deve ser analisado caso a caso.
Para o partido, é necessário atrair mais médicos, nomeadamente nos centros de unidade familiar. Inês Sousa Real frisou que "não se pode andar a correr atrás do prejuízo" e que importa dar uma resposta "mais rápida à urgência".
Uma imigração "regulamentada e fiscalizada" defende Inês Sousa Real, demarcando-se da posição de André Ventura no que diz respeito à criminalidade que o líder do Chega associa aos imigrantes. A porta-voz do PAN argumenta que é necessário apostar na integração de quem procura Portugal para viver melhor, através da aprendizagem da língua portuguesa e na identificação das suas aptidões formativas.
A deputada acusa o Governo de estar de "costas voltadas para a proteção animal", enumerando o apoio dado pelo Executivo às touradas. O partido defende a criação de um SNS animal, investimento que, segundo Inês Sousa Real, rondaria um valor entre os 120 a 200 milhões de euros. À CMTV, a porta-voz do PAN falou da intenção de criar uma grande campanha de esterilização.
Para Inês Sousa Real, as "borlas fiscais a quem mais polui" são uma das linhas vermelhas para apoiar o Governo da Aliança Democrática.
Sobre os confrontos que ocorreram, esta sexta-feira, no Martim Moniz na sequência de uma contra-ação da extrema-direita não autorizada, Inês Sousa Real lamentou a violência.
"Acho lamentável. Ninguém tem o direito de agredir policias e jornalistas. Este movimento quer pôr a Democracia em causa", disse. Inês Sousa Real acrescentou que espera que Mário Machado e o ex-juíz Rui Fonseca e Castro sejam presentes à Justiça.
A CMTV já começou a entrevistar os líderes dos principais partidos com assento parlamentar no âmbito das eleições legislativas marcadas para 18 de maio. São oito entrevistas no total, em formato de 30 minutos, incluídas no ‘Grande Jornal da Noite’, espaço informativo do que vai para o ar diariamente no canal de televisão do Correio da Manhã a partir das 19h45.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt