Adjunto de Costa pede demissão após polémica com licenciatura

Rui Roque declarou ter o curso de Engenharia Eletrotécnica, mas nunca acabou o curso.

25 de outubro de 2016 às 10:47
Rui Roque, Engenharia Eletrotécnica, curso, licenciatura, adjunto, governo, António Costa, primeiro-ministro Foto: Facebook de Rui Roque
Partilhar

O adjunto para os Assuntos Regionais de António Costa, Rui Lizardo Roque, apresentou a demissão esta terça-feira à tarde, depois da polémica com a falsa licenciatura, tendo esta sido aceite pelo primeiro-ministro ao início da noite.

Rui Lizardo Roque foi apresentado como licenciado no despacho de nomeação assinado pelo primeiro-ministro e publicado em Diário da República, contudo, de acordo com o Observador, Rui Roque, de 37 anos, não terminou o curso.

Pub

No despacho, Rui Lizardo Roque aparece licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), mas o site informativo garante que o adjunto de António Costa tem várias cadeiras por fazer e, por essa razão, não pode ter concluído o curso.

No gabinete do primeiro-ministro, Rui Roque foi até agora responsável pela preparação das visitas de António Costa em território nacional, sobretudo as que se realizam fora de Lisboa.

Antigo militante da Juventude Socialista e dirigente associativo, Rui Roque esteve envolvido na organização das campanhas nacionais do PS para as eleições legislativas de 2011, na fase final da liderança de José Sócrates, e em 2015, nesta já com António Costa no cargo de secretário-geral dos socialistas.

Pub

Ao Observador Rui Roque terá confessado ter dúvidas quanto a esta situação mas que já questionou a universidade sobre o assunto.

Segundo o Observador, na segunda-feira, após ter sido confrontado com dúvidas sobre a conclusão da sua licenciatura na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Rui Roque eliminou várias fotos e referências que eram públicas no seu perfil no Facebook.

Ainda de acordo com o Observador, na sua página no Facebook, o ex-assessor de António Costa exibia a seguinte citação de Mark Twain: "É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas".

Pub

Segundo o portal do Governo, Rui Roque ganha 3.512,42 euros brutos mensais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar