Aguiar-Branco considera urgente esclarecer alegado assalto ao gabinete de Ventura

"O tema é muito grave, sendo importante inclusivamente para a perceção que os cidadãos têm da instituição Parlamento", referiu o presidente da Assembleia da República.

22 de outubro de 2026 às 17:03
José Pedro Aguiar Branco, presidente da Assembleia da República Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O presidente da Assembleia da República considerou urgente, em entrevista TSF/JN, o esclarecimento rápido do caso relativo ao alegado assalto ao gabinete do líder do Chega e advertiu que não se desviará para situações laterais.

Esta posição foi assumida por José Pedro Aguiar-Branco, numa entrevista que poderá ser ouvida na íntegra no domingo, após ser questionado sobre as razões de o Parlamento se ter constituído como assistente no processo judicial que investiga o alegado assalto ao gabinete de André Ventura em julho passado.

Pub

"O tema é muito grave, sendo importante inclusivamente para a perceção que os cidadãos têm da instituição Parlamento. Entendi que este era o momento oportuno para nos constituirmos como assistente, para que seja possível - uma vez já feito um conjunto de apuramentos que a PJ e o Ministério Público foram desenvolvendo -, acompanhar mais de perto tudo aquilo que se passa a esse nível", justificou.

Neste contexto, deixou um recado, embora sem identificar o destinatário: "O importante não é dar muitas entrevistas por dia, esbracejar muito em relação ao tema. O importante é que haja sempre um cuidado em que não seja esquecido e que seja acompanhado com a seriedade que a gravidade da situação obriga".

Durante a entrevista, José Pedro Aguiar-Branco foi confrontado com afirmações de André Ventura, segundo as quais também se deveria esclarecer se houve outros casos semelhantes ocorridos no Parlamento, no passado.

Pub

Neste ponto, José Pedro Aguiar-Branco declarou: "O importante não é estarmos sempre a dar entrevistas a propósito do tema, mas, antes, nos momentos certos, estar presente e ajudar a que todo o apuramento dos factos se faça com a brevidade e com a seriedade que ele exige".

Depois, fez uma advertência: "Não me vou desviar em relação a outras questões, porque o importante é este e, portanto, o que se passou há 15, ou 10, ou 20 anos não estava cá sequer".

O importante, contrapôs José Pedro Aguiar-Branco, é apurar o que aconteceu em julho passado no gabinete do presidente do Chega.

Pub

"Aquilo que é importante é em relação a esta situação em concreto, que teve esta expressão mediática e que tem esta dimensão de gravidade. E, portanto, vamos concentrar-nos neste assunto e nesta matéria que é suficientemente importante para nós não nos desviarmos em relação a outras que são laterais e se aconteceram já foi no passado", frisou.

Ainda sobre o momento escolhido para constituir o Parlamento como assistente no caso do alegado assalto ao gabinete de André Ventura, o presidente da Assembleia da República invocou circunstâncias relacionadas com o desenvolvimento do processo de investigação "e também a urgência de haver um processo que termine o mais rapidamente possível".

"Aliás, foi classificado como um processo urgente pela própria Procuradoria Geral da República. Acho que é um momento em que devemos também acompanhar para que esse objetivo se concretize", acrescentou.

Pub

Na quarta-feira, o presidente da Assembleia da República anunciou que o Parlamento constituiu-se como assistente no processo judicial sobre o alegado assalto ao gabinete do líder do Chega, tendo como advogado em regime "pro bono" José António Barreiros.

Na manhã de 28 de julho, o presidente do Chega divulgou nas redes sociais imagens do seu gabinete no Parlamento com armários abertos e documentos espalhados pelo chão, o que indiciava ter sido vandalizado.

Em conferência de imprensa, André Ventura disse que tinham desaparecido duas pens USB e outros objetos que incluíam material relacionado com a comissão parlamentar de inquérito que o Chega impôs potestativamente sobre a atuação do ministro Luís Neves enquanto diretor nacional da PJ e com informação política relativa ao gabinete do primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Pub

Nesse mesmo dia, a Unidade Nacional de Contraterrorismo da PJ deslocou-se ao Parlamento para recolher elementos, tendo sido procuradas informações que permitissem esclarecer as entradas e saídas das instalações entre a noite de 27 de julho e a madrugada do dia seguinte, assim como a sequência dos acontecimentos.

Em 30 de julho, o Ministério Público anunciou a instauração de um inquérito, que corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa. Um inquérito que está a ser coadjuvado na investigação pela PJ. E no início de setembro, o procurador-geral da República, Amadeu Guerra, afirmou que este inquérito do Ministério Público à alegada invasão e roubo no gabinete de André Ventura tem caráter urgente.

Já no passado dia 18 de setembro, foram aprovadas pelo Parlamento, por unanimidade, as autorizações para André Ventura e os seus deputados do Chega Francisco Gomes e Paulo Seco prestarem depoimento por escrito, na qualidade de testemunhas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar