Ala de António Costa lança Mariana Vieira da Silva contra José Luís Carneiro

Pedro Nuno deixa liderança do PS no sábado.

20 de maio de 2025 às 12:17
Mariana Vieira da Silva
Partilhar

A ala de António Costa está a empurrar Mariana Vieira da Silva a uma candidatura à liderança do PS contra José Luís Carneiro, o único candidato já conhecido, segundo apurou o CM. Vieira da Silva foi ministra da Presidência nos Governos de Costa e, no domingo, foi eleita deputada por Lisboa. 

A socialista Mariana Vieira da Silva disse, esta terça-feira, estar disponível para ajudar o PS a encontrar um "caminho de união" e que nunca excluiu uma candidatura, mas rejeitou pressa no processo para a nova liderança que deve ouvir as sensibilidades.

Pub

"Nunca excluí, mas isso não significa que a notícia seja Mariana Vieira da Silva não exclui. Estou disponível a ajudar o PS das mais diversas formas a encontrar um caminho que seja de união", disse, esta noite, em entrevista à SIC Notícias a cabeça de lista do PS por Lisboa nas últimas eleições.

Referindo que tem dito sempre que está "disponível a ajudar o PS a voltar a merecer a confiança dos portugueses", Mariana Vieira da Silva referiu que se têm "ouvido vários dirigentes do PS a apontar para a profunda reflexão" depois da pesada derrota de domingo.

Depois da “derrota muito pesada” nas eleições de domingo, a antiga governante afirmou que “o PSD e o PS não sabem lidar com o Chega”. “A tentativa de aproximação aos temas que alimentam o eleitorado do Chega não correu bem, principalmente ao PS”, disse Vieira da Silva na Renascença.

Pub

Adversário de Pedro Nuno Santos nas últimas eleições diretas no PS, em 2023, José Luís Carneiro vai entrar novamente na disputa pela liderança do partido. “A partir do momento em que fui candidato constituí uma responsabilidade com aqueles que me apoiaram e hoje essa responsabilidade é acrescida”, disse o antigo ministro na CNN.

De fora da corrida estão Francisco Assis, ex-deputado socialista, e o ex-ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, que faz parte da ala que gostava de ver Vieira da Silva suceder a Pedro Nuno. A partir de sábado, o ainda secretário-geral será substituído interinamente pelo presidente do PS, Carlos César.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar