Montenegro avança e desafia Rui Rio para eleições diretas no PSD
Anúncio será feito esta sexta-feira às 16h00, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
O ex-líder parlamentar do PSD Luís Montenegro vai avançar já e desafiar Rui Rio para eleições diretas, segundo apurou o CM junto de fonte próxima. O anúncio será feito amanhã às 16h00, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Estas movimentações surgem depois de no período de pausa natalícia vários parlamentares e várias distritais terem avaliado o descontentamento com a atual liderança social-democrata.
Esta quarta-feira, numa resposta à ex-líder do PSD Manuela Ferreira Leite, que afirmou preferir um "pior resultado eleitoral" do que um partido rotulado de direita, Montenegro abriu ligeiramente o jogo. "Estas coisas têm que acabar", afirmou em declarações à TSF
"Eu defendo um PSD grande e ganhador. Isto [as declarações de Ferreira Leite] é muito elucidativo do estado a que chegou o PSD. Não quero hoje dizer mais do que isso. Quero apenas também dizer que muito em breve falarei sobre o estado do PSD. Falarei mesmo sobre o futuro do PSD, porque este estado das coisas efetivamente tem de acabar, tem de mudar", referiu.
A frase de Montenegro surge um dia depois de o Público ter noticiado que houve uma reunião secreta para avaliar a hipótese de recolher assinaturas para a convocação de um conselho nacional extraordinário, com vista à destituição de Rio e à convocação de diretas. Uma fonte conta ao CM que não houve só uma reunião, mas vários encontros.
A aprovação de uma moção de censura à Comissão Política Nacional -- que tem de ser subscrita por um mínimo de um quarto dos conselheiros, segundo o artigo 68 dos estatutos do PSD -- exige o voto favorável da maioria absoluta dos membros presentes e "implica a demissão da Comissão Política".
"A aprovação de uma moção de censura à Comissão Política Nacional determina a convocação do Congresso Nacional no prazo máximo de 120 dias", referem ainda os estatutos do partido.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt