Marcelo Rebelo de Sousa já foi operado e "correu bem"

Presidente deverá ficar internado "um ou dois dias" no hospital Curry Cabral.

28 de dezembro de 2017 às 13:43
Marcelo Rebelo de Sousa Foto: Lusa
Eduardo Barroso, o médico que operou Marcelo Foto: Pedro Catarino
Eduardo Barroso, o médico que operou Marcelo Foto: Pedro Catarino
Eduardo Barroso, o médico que operou Marcelo Foto: Pedro Catarino
Eduardo Barroso, o médico que operou Marcelo Foto: Pedro Catarino
Hospital Curry Cabral Foto: Pedro Catarino
Hospital Curry Cabral Foto: Pedro Catarino
Hospital Curry Cabral Foto: Pedro Catarino
Hospital Curry Cabral Foto: Pedro Catarino
Hospital Curry Cabral Foto: Pedro Catarino
Hospital Curry Cabral Foto: Pedro Catarino
Hospital Curry Cabral Foto: Pedro Catarino
Hospital Curry Cabral Foto: Pedro Catarino

1/13

Partilhar

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou a agenda prevista para esta quinta-feira e até dia 01 de janeiro para ser operado de urgência a uma hérnia umbilical, anunciou a Presidência em comunicado.

A operação "correu bem" e implicou um "pequeno corte" no intestino, explicou o médico Eduardo Barroso em comunicado realizado às 16h30. Marcelo Rebelo de Sousa deverá ficar internado no hospital Curry Cabral durante "um ou dois dias".

Pub

"É uma cirurgia tão simples que é feita pelos médicos mais novos", disse, acrescentando que "o repouso é o mínimo" pelo que o Presidente "pode fazer tudo, receber visitas e despachar documentos".Já Daniel de Matos, médico da presidência, referiu que "

Marcelo Rebelo de Sousa já recebeu a visita do ministro da Saúde. António Costa deverá visitar o Presidente amanhã pelo final da manhã.

Pub

"Esta operação estava há muito prevista para o início de janeiro, mas os médicos assistentes decidiram antecipá-la, por ter encarcerado", lê-se num comunicado colocado no "site" da Presidência da República.

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, segunda figura do Estado, e o primeiro-ministro, António Costa, foram previamente informados do que iria acontecer, afirmou à Lusa fonte da presidência.

Marcelo Rebelo de Sousa "foi esta tarde internado no Hospital Curry Cabral [em Lisboa] para ser operado a uma hérnia umbilical" que está estrangulada ou encarcerada, em termos médicos, segundo a mesma nota.

Pub

De acordo com o comunicado, o Presidente "cancelou toda a agenda de hoje, bem como a dos próximos dias, incluindo as deslocações previstas para 31 de dezembro e 01 de janeiro", às regiões afetadas pelos incêndios de outubro.

Na agenda de hoje, Marcelo Rebelo de Sousa tinha prevista uma ronda de audiências com representantes dos juízes e dos magistrados do Ministério Público para discutir o pacto de justiça e os estatutos destas duas classes e uma cerimónia de entrega de insígnias a Carlos Ramos, que salvou várias pessoas no acidente ferroviário de Alcafache, em 1985.

Em 01 de janeiro, é tradicional o Presidente dirigir ao país uma mensagem de Ano Novo, que este ano deveria ser feita a partir de Vouzela, um dos concelhos afetados pelos incêndios de outubro, região que ia visitar nesses dias.

Pub

Em 31 de dezembro, o Presidente tinha planeado visitar os concelhos de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, e no dia 01 de janeiro de 2018 iria a Arganil, também no distrito de Coimbra, Santa Comba Dão e Vouzela, ambos no distrito de Viseu, de onde iria fazer, em direto, a mensagem de Ano Novo.

Marcelo Rebelo de Sousa passou o dia de Natal em Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra, concelhos afetados pelos incêndios de junho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar