Ana Gomes: crise dá condições de recrutamento ao ISIS

Ana Gomes acredita que "retirar passaporte e nacionalidade, como alguns têm proposto, não resolve o problema.

31 de outubro de 2014 às 20:55
ana gomes Foto: Manuel Azevedo
Partilhar

A eurodeputada socialista Ana Gomes defendeu esta sexta-feira em Nova Iorque que "a crise económica europeia criou condições de recrutamento de jovens para estado islâmico."

Numa palestra na Universidade de Columbia, a deputada explicou que é preciso "perceber os contextos de exclusão social, desemprego, intolerância religiosa e outras formas de alienação que tornam estes jovens alvos de ser recrutados." Na Escola de Assuntos Públicos e Internacionais, numa conversa moderada pelo diretor do Programa de Construção de Paz e Direitos, David L. Phillips, a deputada falou sobre o tema "A resposta da UE aos conflitos mortais: Iraque, Síria, Líbia e Ucrânia".

Pub

Ana Gomes apontou as ferramentas que a União Europeia tem ao seu dispor enquanto instrumento de prevenção e resolução de conflitos, as alterações introduzidas pelo Tratado de Lisboa e o papel diplomático que uma instituição como o Parlamento Europeu pode ter na comunidade internacional.

Apesar de ter recebido perguntas da sala cheia de estudantes, diplomatas e membros de organizações não-governamentais sobre a situação na Ucrânia, Rússia, Irão e Líbia, sobre a eficácia de uma política de sanções e a colaboração parlamentar com os EUA, o Estado Islâmico dominou a conversa de cerca de duas horas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar