António Costa garante que "não há tabus" para financiar investimentos em defesa

"Todas as soluções estão em cima da mesa e todas serão discutidas", disse o presidente do Conselho Europeu.

06 de março de 2025 às 23:44
António Costa Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O presidente do Conselho Europeu garantiu esta quinta-feira "não existirem tabus" relativamente ao financiamento em defesa na União Europeia (UE), quanto a eventual nova dívida conjunta, enquanto a líder da Comissão Europeia falou numa "enorme pressão" para investir mais.

"Os Estados-membros pediram à Comissão que apresentasse [todas as medidas], estudando-as, com os seus prós e contras, e o Conselho [Europeu] tomará as devidas decisões. Neste momento, não há tabus, todas as soluções estão em cima da mesa e todas serão discutidas", disse António Costa, no final da cimeira extraordinária sobre defesa e apoio à Ucrânia, que decorreu hoje em Bruxelas.

Pub

O líder da instituição que junta os chefes de Governo e de Estado da UE disse, em resposta a uma questão da Lusa na conferência de imprensa, que "o Conselho Europeu acolheu como muito positivo as medidas" apresentadas esta semana pelo executivo comunitário, num pacote de 800 mil milhões de euros, que surgiu "em antecipação do Livro Branco sobre Defesa, que a Comissão Europeia apresentará no próximo mês, e no qual serão seguramente consideradas outras alternativas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar