António Costa sugere a Itália para seguir política orçamental de Portugal

Primeiro-ministro diz que ficará surpreendido se receber pedidos de esclarecimentos da Comissão acerca do orçamento português.

18 de outubro de 2018 às 15:13
António Costa Foto: Youtube
António Costa Foto: Reuters
António Costa Foto: Lusa
António Costa, Defesa, Governo Foto: CMTV

1/4

Partilhar

O que deve fazer Itália para ter luz verde de Bruxelas para uma proposta orçamental que desafia as regras europeias? No entender do primeiro-ministro português, António Costa, Roma deve seguir o exemplo do Governo luso. À saída da cimeira europeia que terminou esta quinta-feira, 18 de outubro, em Bruxelas, António Costa não quis comentar a proposta orçamental apresentada pela Itália notando que nesta altura há um "diálogo em curso" entre Bruxelas e Roma. 

O primeiro-ministro esclareceu que a questão italiana "não foi objetivo de discussão" no Conselho Europeu para depois dizer esperar que "todos os países ajam de forma responsável". Porque "como Portugal pôde demonstrar, é possível virar a página da austeridade e cumprir as regras [europeias] de forma a participar activamente na Zona Euro". 

Pub

Costa abordou desta forma o embate entre o governo italiano e as instâncias europeias, nomeadamente a Comissão Europeia que, segundo a imprensa especializada em assuntos europeus, deverá fazer chegar, ainda esta quinta-feira, a Roma uma carta com pedido de informação adicional acerca das propostas orçamentais do executivo transalpino.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar