António Esteves Martins sai da RTP para a Reper

Jornalista vira assessor de Portugal na União Europeia.

04 de julho de 2016 às 13:17
António Esteves Martins, RTP Foto: D.R.
Partilhar

O correspondente da RTP em Bruxelas, António Esteves Martins, já foi nomeado "Conselheiro Técnico para a área de Imprensa na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia". 

A decisão já tinha sido conhecida em junho mas foi, esta segunda-feira, publicada em Diário da República. 

Pub

O jornalista decidiu abandonar o cargo que ocupava na televisão estatal por discordar da abordagem da atual direção da RTP. 

A saída já era esperava, mas só hoje é oficialmente confirmada em decreto. 

Pub

"Foi designado, sob proposta do Ministro da Cultura, António Manuel Esteves Martins para, em regime de comissão de serviço, pelo período de três anos, desempenhar o cargo de Conselheiro Técnico para a área de Imprensa na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER)", é dito em Diário da República. 

A Reper é formada por um conjunto alargado de especialistas e diplomatas que fazem a ponte entre os ministérios portugueses e a União Europeia. É a maior representação diplomática do país e tem cerca de 90 funcionários. O jornalista passa, assim, a integrar a equipa, assessorando a área de Imprensa da instituição. 

António Esteves Martins 

Pub

 até hoje, "correspondente e chefe da delegação da Rádio e Televisão de Portugal, SA (RTP) em Bruxelas", consta no documento. O jornalista, de 63 anos, já tinha dito que "há mais de um ano que se sentia 'persona non grata'" na RTP, mas o seu desagrado atingiu o limite a 6 de abril. Nessa altura, o provedor do telespetador Jaime Fernandes, no programa 'A Voz do Cidadão', acusou a RTP de ter falhado na cobertura dos atentados de Bruxelas, porque António Esteves não estava na Bélgica nessa altura. O repórter respondeu à acusação, que considerou "inaceitável" e "uma canalhice", garantindo que "estava de férias em Londres" e que "tinha o espaço aéreo fechado". "A RTP é uma boa casa, mas mal frequentada", terá dito.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar