BE pede audição urgente da secretária-geral do SIRP

Em causa está a intervenção dos Serviços de Informação na recuperação do equipamento informático do ex-adjunto de Galamba.

02 de maio de 2023 às 13:28
A nova secretária-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Maria da Graça Mira Gomes Foto: Mário Cruz/Lusa
Partilhar

O BE pediu esta terça-feira a audição urgente da secretária-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP) para esclarecer a intervenção dos "Serviços de Informação na recuperação do equipamento informático do ex-adjunto do gabinete do ministro das Infraestruturas".

"As notícias vindas a público relativamente à intervenção dos Serviços de Informação [e Segurança (SIS)] na recuperação do equipamento informático do ex-adjunto do gabinete do ministro das Infraestruturas, a confirmarem-se, são graves e são suscetíveis de violar os mais elementares princípios do Estado de Direito, bem como direitos fundamentais constitucionalmente consagrados", refere o BE no requerimento divulgado à comunicação social.

Pub

De acordo com os bloquistas, apesar de o primeiro-ministro, António Costa, "negar ter dado instruções para a intervenção do SIS neste episódio, os dados conhecidos até agora confirmam a intervenção daquele organismo".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar