Câmara de Faro avalia projeto de 5 milhões de euros para resolver inundações

Chuva intensa que ocorreu, esta quarta-feira, cerca das 6h00 afetou várias artérias da baixa da cidade.

29 de outubro de 2025 às 19:09
Chuva intensa deixa carros praticamente submersos no concelho de Faro Foto: Nuno Alfarrobinha
Partilhar

A Câmara de Faro vai decidir até ao final de novembro se irá avançar com um projeto de até cinco milhões de euros para solucionar o problema das inundações na baixa da cidade, disse o presidente da autarquia.

"Há um projeto já pronto, já em fase de se poder pôr a concurso, para desviar as águas, refazendo todas as condutas pluviais daquela zona da cidade", disse António Miguel Pina à agência Lusa, referindo-se à zona de São Luís.

Pub

O autarca, que tomou posse há dois dias, acrescentou que se trata de "um projeto robusto, na ordem de entre quatro e cinco milhões de euros", sendo agora necessário voltar a analisar "e procurar financiamento comunitário".

"A senhora Ministra do Ambiente também teve a delicadeza de me ligar, mostrando a sua disponibilidade de encontrar também outras soluções", como a utilização do Fundo Ambiental, disse António Miguel Pina.

O projeto, da responsabilidade da Fagar, empresa responsável pela gestão de águas e resíduos e que foi transmitido ao novo executivo pelo anterior aquando da passagem de pastas, irá ser reavaliado com a colaboração da Ordem dos Engenheiros.

Pub

"Temos de ter a certeza absoluta de que, quando enterrarmos, literalmente, quatro ou cinco milhões de euros, ele resolve o problema destas cheias e das pessoas e dos comerciantes nessa zona", disse o autarca.

A precipitação intensa que ocorreu, esta quarta-feira, cerca das 6h00 afetou várias artérias da baixa da cidade, mas teve especial incidência no largo e rua de São Luís, causando prejuízos a comerciantes e moradores, uma situação que se repete todos os anos.

O mau tempo afetou também a cidade de Vila Real de Santo António, mas com menos intensidade, tendo o presidente da autarquia dito à Lusa que não foram registados "danos significativos" em consequência das inundações.

Pub

Segundo Álvaro Araújo, num primeiro levantamento efetuado pelos serviços municipais "não foram identificados danos significativos", havendo apenas alguns móveis e eletrodomésticos que foram atingidos pela água.

"Não temos registado até ao momento quaisquer danos pessoais ou materiais relevantes", realçou.

A Proteção Civil registou até às 11h00 cerca de 50 ocorrências relacionadas com o mau tempo no Algarve, sobretudo inundações na via pública, em habitações, lojas e garagens.

Pub

A chuva caiu com maior intensidade entre as 06h00 e as 07h00, coincidindo com a preia-mar.

Durante essa hora foi registado um valor de 30,8 milímetros de precipitação pela estação meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) do Aeroporto de Faro.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar