Candidatos escondem contas da campanha presidencial

A 'Sábado' revelou como os candidatos a Belém financiam as suas campanhas.

27 de novembro de 2025 às 07:56
Palácio de Belém Foto: João Cortesão
Partilhar

Os candidatos a Belém têm andado em pré-campanha por todo o País e até viagens ao estrangeiro, mas não divulgaram as contas das campanhas. A ‘Sábado’ contactou-os e estes revelaram de forma geral que as candidaturas são financiadas através de donativos e empréstimos, como é o caso de Henrique Gouveia e Melo. Mário Ferreira (dono da Douro Azul e da TVI) é um dos seus apoiantes e assumiu que transferiu dinheiro “dentro dos limites estabelecidos pela lei”, como “apoio monetário apenas simbólico”.

Luís Marques Mendes conta com o apoio do PSD, mas o partido não financia campanhas presidenciais, tal como aconteceu com Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa. Marques Mendes recorreu a “um empréstimo bancário a título pessoal” e conta com donativos.

Pub

António José Seguro tem recolhido fundos da sociedade civil e entre os contributos financeiros está o de Manuel Tarré, dono da Gelpeixe. Já André Ventura e Cotrim Figueiredo vão receber dinheiro dos respetivos partidos (Chega e IL), assim como donativos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar