Carlos Moedas dá primeira entrevista depois de ser reeleito
Autarca falou da segurança, da importância de regular o alojamento local e criticou o "radicalismo de esquerda".
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, dá, esta segunda-feira, uma entrevista ao NOW, a primeira desde que foi reeleito autarca da capital.
Carlos Moedas afirmou que o Partido Socialista não aceita o resultado das eleições, depois de o PS ter acusado o autarca de usurpação de poderes, ao que chamou de "radicalismo de esquerda". Moedas garantiu concertrar somente os poderes que não são delegáveis. Ainda sobre a gestão autárquica, Moedas sublinhou o facto do Chega ter eleito dois vereadores e deixou uma certeza: “Não vou continuar a ter reuniões de 10 horas”.
Sobre o aumento da "criminalidade em geral" na cidade de Lisboa, Carlos Moedas manifestou preocupação e assumiu que a cidade precisa de mais polícias e que esse pedido já foi feito, não avançando com uma data para o reforço. "A ministra da Administração Interna sabe a importância deste assunto", acrescentou o autarca. O também eleito presidente da área metropolitana de Lisboa aproveitou para anunciar uma cimeira entre Lisboa e Porto com o foco na segurança pública. "Se me deixarem que a Câmara Municipal de Lisboa recrute polícias, eu recruto polícias", afirmou, indicando, logo em seguida, que não o pode fazer.
O autarca abordou também a questão dos alojamentos locais e na importância de regular a situação. "Nunca haverá mais de 10 casas de alojamento local por cada 100 casas normais", afirma.
Moedas foi ainda questionado sobre a tragédia do Elevador da Glória e sobre a razão pela qual o fundo às vítimas não avançou. Moedas explicou que a câmara iria avançar com pagamentos, caso as seguradores não pagassem a tempo. No entanto, o autarca disse que as seguradoras têm prestado um ótimo trabalho nesse sentido.
Carlos Moedas anunciou, ainda, uma nova administração da Carris para dentro de duas semanas e garantiu que o Elevador da Glória só voltará a funcionar quando a comissão técnica autorizar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt