Cavaco prefere legislativas em outubro
Presidente realiza visita oficial à Noruega.
A data das próximas eleições legislativas foi o tema que Cavaco Silva abordou durante o voo especial TP 9102, com destino a Oslo, na Noruega, palco da visita oficial do chefe de Estado português nos próximos três dias.
Sem querer levantar o véu sobre a data do ato eleitoral, o Presidente da República deixa, no entanto, a claro as preferências quanto ao mês. "Estamos a estudar tudo aquilo que aconteceu no passado, mas só houve um ano em que as eleições não foram em outubro", lembrou Cavaco Silva antes de dar início à visita oficial.
Com autárquicas e legislativas a decorrerem quase em simultâneo no ano de 2009, os partidos políticos optaram por deixar cair outubro da lista de datas para as legislativas.
Cobertura eleitoral
Pela primeira vez, Cavaco Silva falou da polémica lei da cobertura das eleições. "É a lei mais anacrónica de sempre! Se a Comissão Nacional de Eleições me alertasse para uma lei destas quando fui primeiro-ministro, mandava logo alterá-la", afirmou.
Até quarta-feira, o Presidente faz-se acompanhar de uma comitiva de luxo à visita oficial à Noruega. Uma equipa composta por vários ministros, cientistas e empresários que pretendem dar a conhecer o potencial do mar português a parceiros noruegueses.
Esta segunda-feira, o chefe de Estado vai ser recebido no palácio real pelo rei Harold V e à noite participa num jantar com a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt