Chefe de Estado moçambicano na posse de Marcelo
Presidente eleito vai jurar a Constituição original de 1976.
O chefe de Estado de Moçambique, Filipe Nyusi, assiste na quarta-feira em Lisboa à posse do novo homólogo português, Marcelo Rebelo de Rebelo de Sousa, adianta um comunicado da Presidência moçambicana enviado esta segunda-feira à Lusa.
Filipe Nyusi viaja para Lisboa acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, segundo o comunicado. Esta é a segunda deslocação a Portugal do Presidente moçambicano em menos de um ano, após ter realizado em julho de 2015 uma visita de Estado, a primeira do seu mandato fora do continente africano .
Nyusi tomou posse a 15 de janeiro de 2015 e o Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, foi o único chefe de Estado não africano presente na cerimónia, acompanhado pelo então vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.
Na sequência das presidenciais, a 24 de janeiro, o Presidente moçambicano felicitou Marcelo Rebelo de Sousa pela sua eleição e declarou "total disponibilidade" para que ambos trabalhem no aprofundamento das relações entre os dois países. Para Filipe Nyusi, a parceria histórica entre os dois países tem sido testemunhada por "excelentes relações de amizade, solidariedade e cooperação e por progressos assinaláveis na esfera económica", salientando o aumento do investimento português em Moçambique.
Em entrevista à Lusa, antecedendo uma visita a Maputo no início de dezembro, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que, caso fosse eleito, esperava contribuir para "um entendimento natural" nas relações com Moçambique, país que classificou como a sua "segunda pátria".
Além de Filipe Nyusi, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, também estará em Lisboa para participar na cerimónia de tomada de posse de, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou a 1 de março o porta-voz do executivo comunitário.
O Presidente eleito vai jurar a Constituição original de 1976, perante 550 convidados no parlamento decorado com cerca de duas mil rosas com as cores da bandeira nacional.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt