Chega anuncia votação contra Orçamento para 2026

Pedro Pinto avançam com posição entre criticas aos socialistas

25 de novembro de 2025 às 01:30
Anúncio foi feito na Assembleia da República pelo líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto Foto: António Cotrim/Lusa
Partilhar

O líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, anunciou na segunda-feira que o seu partido vai votar contra a proposta de Orçamento do Estado para 2026 na votação final global, agendada para quinta-feira. Durante o debate em plenário das normas avocadas, no terceiro dia de discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2026, Pedro Pinto estabeleceu que a principal diferença entre o Chega e o PS nesta discussão orçamental está na votação da próxima quinta-feira.

"Vou-lhe recordar que, na próxima quinta-feira de manhã, quando os senhores se levantarem para se absterem neste orçamento, nós vamos votar contra. Está aqui a grande diferença. É que nós somos coerentes. Os senhores não são coerentes. Criticam o orçamento, dizem que é a maior carga fiscal de sempre, mas depois, na altura de votar, vão se encostar ao PSD. Demagogia e hipocrisia socialista", acusou Pedro Pinto.  

Pub

Na sessão de segunda-feira, os deputados aprovaram várias propostas do PCP prevendo a concretização de infraestruturas no país, como a modernização da linha ferroviária do Oeste, e um plano a 10 anos para a compra de meios aéreos para a Proteção Civil. Entre outras propostas que receberam 'luz verde' contam-se uma do PS, que prevê que os municípios possam conceder garantias reais sobre imóveis em programas de apoio ao arrendamento, e outra do Livre para o Governo avançar com uma estratégia nacional de combate à pobreza no ciclo 2027-2030.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar