Chega considera que ainda "não é tempo" de reconhecer Estado da Palestina

Rita Matias considerou que "a solução para este conflito passa por um reconhecimento de dois Estados.

03 de setembro de 2025 às 12:16
André Ventura, do Chega Foto: José Sena Goulão/Lusa
Partilhar

A deputada Rita Matias, do Chega, defendeu esta quarta-feira, perante o Governo, que "ainda não é o tempo" de reconhecer a Palestina como um Estado.

No final de uma reunião com vários membros do Governo para discutir vários temas, entre os quais o conflito no Médio Oriente, a dirigente do Chega indicou que o executivo deu conta de uma "plataforma de entendimento que conta com alguns países, nomeadamente França, Reino Unido, Canadá, que querem dar passos no sentido de reconhecer este Estado".

Pub

Quanto à posição do partido, Rita Matias considerou que "a solução para este conflito passa por um reconhecimento de dois Estados, pela existência de dois Estados", mas disse ter "algumas dúvidas e preocupações relativamente àquilo que são as condições que o Governo diz ter asseguradas, desde logo em conversações com a autoridade palestiniana de que o Hamas seja desmantelado e que não se organize como força política".

"Isto parece-nos fundamental, no entanto estamos mais céticos do que o ministro de que isto realmente seja possível e, por isto, o Grupo Parlamentar do Chega entendeu dizer que por hora não é tempo de reconhecer o Estado palestiniano, acompanhando também outras posições mais conservadoras em relação a este tema, nomeadamente ao nível europeu", indicou.

Em 31 de julho, o presidente do Chega, André Ventura, afirmou que o reconhecimento da Palestina como um Estado deve ser uma decisão europeia, e defendeu que Portugal deve aguardar por esse consenso entre os vários países.

Pub

No mesmo dia, o primeiro-ministro anunciou que o Governo iria ouvir o Presidente da República e os partidos com representação parlamentar com vista a "considerar efetuar o reconhecimento palestiniano" na Assembleia-Geral das Nações Unidas, entre 23 e 29 de setembro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar