Coligação da esquerda "sem precedentes"
Imprensa britânica noticia.
O derrube do Governo PSD/PP pelos partidos de esquerda no parlamento português chegou à imprensa britânica, que, sem ser em primeira página, adjectivou a aliança como "sem precedentes", "histórica" ou "improvável e faz comparações com a Grécia.
"O moderado Partido Socialista, de centro-esquerda, formou uma aliança sem precedentes com o mais pequeno Partido Comunista e o radical Bloco de Esquerda, ligado ao partido anti-austeridade da Grécia, Syriza, e usaram um voto parlamentar sobre políticas para forçar o Governo a demitir-se na terça-feira", lê-se no Guardian.
Porém, ao contrário da Grécia, onde o Syriza é o principal partido do Governo, sublinha o diário, os comunistas e os bloquistas só desempenharão um papel de apoio.
O Daily Telegraph considera esta aliança "histórica" e antevê um confronto com a União Europeia, porque a posição anti-austeridade dos partidos de esquerda levou a prometer reverter algumas das políticas do Governo de centro-direita de Passos Coelho e de Paulo Portas (cligação PSD/CDS).
"Apesar de ter formalmente saído do programa de assistência, a economia mantém-se sobrecarregada com a maior dívida na Europa. Os seus antigos credores em Bruxelas e o FMI avisaram que o país precisa de continuar um programa rígido de cortes da despesa e aumento de impostos para tapar o buraco nas suas finanças públicas", refere o diário.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt