Coligação PSD/CDS perde terreno para PS
Conheça os resultados da sondagem Correio da Manhã/Aximage.
A pouco mais de duas semanas das eleições legislativas, o PS e a coligação PSD/CDS-PP continuam empatados nas intenções de voto dos portugueses.
De acordo com uma sondagem CM/Aximage, se as eleições fossem esta sexta-feira, a coligação 'Portugal à Frente' obtinha 35,3% dos votos e os socialistas 34,7%, uma diferença de 0,6 pontos percentuais numa sondagem em que a margem de erro é de 3,70%. Está, assim, tudo em aberto, mas uma maioria absoluta parece cada vez mais distante.
A sondagem foi realizada entre os dias 13 e 17 de setembro, ou seja, após o debate televisivo que colocou frente a frente Pedro Passos Coelho, presidente do PSD e primeiro-ministro, e António Costa, secretário-geral do PS. Este duelo foi prejudicial para a coligação liderada por Passos Coelho. As intenções de voto dos portugueses no atual primeiro-ministro caíram 3,6 pontos percentuais face à anterior sondagem.
Indecisos
O debate que mais devia esclarecer parece também ter deixado os portugueses indecisos: 5,4% dos inquiridos diz não saber em quem votar.
Desde abril deste ano que PS e PSD/CDS estão praticamente colados nas intenções de voto. A tendência de aproximação verifica-se também na avaliação da confiança para o cargo de primeiro-ministro. De acordo com a mesma sondagem, António Costa obtém 42,5% contra 39,9% de Passos Coelho.
A sondagem torna clara a bipolarização das intenções de voto no PS e no PSD/CDS. Ainda assim, a seguir ao PS quem mais ganhou desde o frente a frente entre Passos e Costa foi o Bloco de Esquerda. O partido liderado por Catarina Martins subiu 1,2 pontos percentuais nas intenções de voto face à sondagem revelada no dia 9 de setembro.
Veja o Especial CMLegislativas 2015: Portugal a votos
Quadro mostra intenção de voto nas legislativas
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt