Comissão de Proteção de Dados dá parecer sobre "secretas"

Parecer sobre projeto que cria um registo de interesses no âmbito do Sistema de Informações da República Portuguesa.

16 de junho de 2015 às 17:16
Cecilia Honorio Foto: Pedro Catarino
Partilhar

A Comissão de Assuntos Constitucionais decidiu esta terça-feira solicitar à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) um parecer sobre o projeto que cria um registo de interesses no âmbito do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP).

Esta proposta partiu da deputada do Bloco de Esquerda Cecília Honório e foi aprovada por unanimidade, numa reunião da Comissão de Assuntos Constitucionais em que esteve ausente a vice-presidente do PSD Teresa Leal Coelho - uma das principais impulsionadoras do projeto para a criação do registo de interesses, que também se aplicará aos membros do Conselho de Fiscalização do SIRP.

Pub

Na sequência das reservas constantes no parecer emitido pelo secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, Cecília Honório pretende agora que também a CNPD se pronuncie sobre os "princípios da necessidade e da proporcionalidade" do diploma.

Cecília Honório classificou como "pouco sério" do ponto de vista político a possibilidade de este diploma "ser aprovado em final de legislatura, sem um prévio debate aprofundado, na sequência de um acordo de regime entre PSD/CDS e PS".

Pub

Da parte da maioria PSD/CDS e do PS, ninguém respondeu às críticas feitas pela deputada do Bloco de Esquerda.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar