Conselho de Ministros fecha oito anos de coabitação
Presidente Marcelo preside à ultima reunião dos ministros do Governo liderado por António Costa.
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, preside esta segunda-feira à última reunião do Conselho de Ministros do Governo liderado por António Costa. Este encontro simbólico serve para assinalar a reta final da 15.ª legislatura e dos oito anos de relações institucionais entre Belém e São Bento, que Marcelo chegou a classificar como uma “coabitação feliz”, embora marcada por muitos altos e baixos.
A reunião extraordinária de hoje será também a primeira a realizar-se no novo edifício do Governo, nas antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos.
Esta reunião do Conselho de Ministros decorre no mesmo dia em que o Instituto Nacional de Estatística divulga as contas públicas do ano passado, sendo esperadas boas notícias sobre a ação governativa em termos orçamentais. É esperado um excedente histórico superior a 1% do Produto Interno Bruto (PIB), que será deixado como almofada financeira para o próximo Executivo.
Na semana que esta segunda-feira começa terá início oficial a 16.ª legislatura, com a tomada de posse dos 230 deputados eleitos a 10 de março. A primeira reunião plenária é amanhã e nela será escolhido o novo presidente da Assembleia da República.
Já a 28 de março, o primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, líder do PSD, levará a Marcelo a lista com o nome dos ministros do novo Governo, que tomará posse na semana a seguir, a 2 de abril.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt