Conselho de Ministros vai centrar-se no desporto e realiza-se no Jamor

Início da reunião está marcada para as 9h30 e a habitual conferência de imprensa no final irá realizar-se também no Centro de Alto Rendimento do Jamor.

19 de novembro de 2025 às 13:06
Centro de Alto Rendimento do Jamor Foto: Diogo Pinto
Partilhar

O Conselho de Ministros desta quinta-feira vai ser totalmente dedicado a diplomas ligados ao desporto e vai realizar-se no Centro de Alto Rendimento do Jamor, na Cruz Quebrada (concelho de Oeiras).

Fonte do gabinete da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, confirmou à Lusa que a reunião semanal do Governo será desta vez temática, centrada no desporto, à semelhança do que aconteceu em maio de 2024, quando o Conselho de Ministros foi totalmente focado na área da Juventude.

Pub

O início da reunião está marcada para as 9h30 e a habitual conferência de imprensa no final irá realizar-se também no Centro de Alto Rendimento do Jamor.

Em setembro, quando se encontrou em Tóquio com alguns dos atletas que participaram no Campeonato Mundial de Atletismo no Japão, o primeiro-ministro aproveitou a oportunidade para reiterar a mensagem de que o atual Governo "é amigo do desporto".

"É um Governo que olha para a prática desportiva como um impulso ao desenvolvimento humano, que quer universalizar a prática", disse Luís Montenegro.

Pub

O primeiro-ministro assegurou que "está em execução" a promessa de alargar os equipamentos para haver mais prática desportiva, "de apoiar as federações, de apoiar o Comité Olímpico e a participação nas grandes competições".

Montenegro disse então que o plano estratégico que o Governo está a desenvolver na área do desporto é "de A a Z".

"Sabe-se que para obter determinado resultado é preciso começar lá atrás, não desistir e cumprir todas as etapas até ao momento da glória de se ver içar na bandeira portuguesa", apelou.

Pub

Em dezembro do ano passado, ainda durante o primeiro executivo PSD/CDS-PP que liderou, o Governo anunciou um investimento de 65 milhões de euros adicionais no desporto no período 2024-2028.

"Este é um programa inédito, único, um recorde olímpico no ponto de vista do investimento no desporto", disse o então ministro dos Assuntos Parlamentares, responsável pela tutela do Desporto, Pedro Duarte, que agora preside à Câmara Municipal do Porto

O Contrato-Programa para Desporto 2024-2028, então assinado na sede do Comité Olímpico de Portugal, integrava cinco medidas e 14 programas, alinhadas com os quatro objetivos do Governo para o setor: aumentar a prática desportiva, promover a igualdade de género, reduzindo a diferença entre homens e mulheres, aproximar Portugal "do que são as boas práticas europeias" e diminuir o nível de excesso de peso e obesidade.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar