Conta de António Costa no X gera desconfiança

Ex primeiro-ministro criou um novo perfil "como cidadão” que alguns utilizadores encararam como sendo falso. Denúncias terão levado à suspensão da conta do político na plataforma.

09 de abril de 2024 às 01:30
Imagem A.jpg (20921538) (Milenium) Foto: Clara Azevedo
Partilhar

António Costa suspendeu a sua conta oficial como primeiro-ministro no X (antigo Twitter), criou um novo perfil pessoal na rede social para partilhar a sua vida como “cidadão” e, com isto, semeou a desconfiança entre os utilizadores da plataforma. A página chegou mesmo a estar suspensa, ao que tudo indica por causa do elevado número de denúncias que a indicaram como sendo falsa. Esta segunda-feira, porém, a conta já tinha sido reativada e estava a funcionar normalmente.

Ainda assim, durante algumas horas, quem tentou aceder ao novo perfil de António Costa no X (@antoniolscosta) encontrou a conta interdita e uma misteriosa mensagem que indicava que a plataforma procedia à suspensão das contas “que violam as regras do X”, não especificando, porém, quais as falhas identificadas.

Pub

Tudo não terá passado de excesso de zelo e ceticismo por parte do antigo Twitter perante a primeira publicação de António Costa, uma semana após deixar São Bento.

A incredulidade pode estar ligada à fotografia escolhida por Costa para a sua primeira publicação: a imagem de uma escadaria do que parece ser um edifício em remodelações (não identificado). Como legenda, o ex-primeiro-ministro escreveu: “Boa noite! Descontinuei a conta @antoniocostapm. Agora continuarei a falar aqui como cidadão. Um novo caminho.”

Pub

Esta segunda-feira, uma nova publicação assinalava a participação numa conferência em Cabo Verde, por videoconferência.

No novo perfil, António Costa apresenta-se como “casado e pai, um filho e uma filha, dois cães e um periquito”, indica que foi “advogado”, e que fez “política a tempo inteiro”, tendo sido “autarca e governante”. “Sigo cidadão”, termina a menção. Esta segunda-feira, ao final da tarde, contava com cerca de 3220 seguidores.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar