Costa moderado enfrenta rejeição

Primeiro-ministro estreia-se no Parlamento.

02 de dezembro de 2015 às 08:38
02-12-2015_04_36_24 26 antónio costa.jpg Foto: João Cortesão
Partilhar

Concorda com moção de rejeição ao programa do Governo?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Concorda com moção de rejeição ao programa do Governo?

O primeiro-ministro António Costa estreia-se esta quarta-feira no Parlamento, com um discurso de apelo à moderação na apresentação do programa do Executivo. PSD e CDS respondem com uma moção de rejeição, para demonstrar as contradições do programa socialista. E os ministros cessantes devem ser poupados ao debate.

Pub

E se a estratégia de Costa é apaziguar a crispação política, os acontecimentos mais recentes colocaram a nu uma polémica em torno do Orçamento para 2016. O Governo veio dizer que teve de partir do zero, fazendo um texto de raiz, o que levou uma fonte do anterior Executivo a explicar ao CM que Maria Luís Albuquerque deixou previsões de despesa para 2016 entregues.Contudo, não fez "carregamentos de provisões": isto é, distribuir dinheiro ministério a ministério. Esta terça-feira, o ministro das Finanças, Mário Centeno, reuniu-se em Bruxelas com o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici. Um dos temas em cima da mesa foi o plano orçamental. A versão final só deve surgir no final do ano ou em janeiro, apurou o CM

No Parlamento, a reunião dos partidos da esquerda não se realizou, o PS garante que nunca esteve marcada. Pedro Nuno Santos, secretário de Estado, preferiu realçar que a moção da direita é "um momento importante para reafirmar a maioria".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar