Da carreira académica brilhante ao cargo no Governo. Quem é Inês Bichão, a mulher que acusa Cotrim de assédio sexual
Foi assessora da IL no Parlamento e atualmente trabalha no gabinete do secretário de Estado Emídio Sousa.
Inês Bichão colocou o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo no olho do furacão quando, na segunda-feira, acusou o liberal de assédio sexual numa mensagem deixada no seu Instagram pessoal, que posteriormente foi retirada.
Cotrim de Figueiredo apressou-se a desmentir todas as acusações feitas por Inês Bichão, revelando que a ia processar por difamação.
Mas afinal, quem é Inês Bichão e que ligações tem a Cotrim de Figueiredo?
Inês tem 30 anos e é advogada e consultora jurídica. Atualmente trabalha no gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
A advogada e o agora candidato presidencial trabalharam juntos na Assembleia da República entre 2022 e 2023, quando Inês era assessora da Iniciativa Liberal e Cotrim de Figueiredo líder do partido. Aliás, os relatos de assédio feitos por Inês na mensagem publicada no Instagram, terão sido feitos quando ambos desempenhavam funções no Parlamento.
Natural de Viseu, Inês Margarida Almeida Bichão Simões Ferreira licenciou-se em Direito em 2017 pela Universidade de Lisboa. Nesse mesmo ano concluiu duas pós-graduações - em 'Direito da Concorrência e Regulação' e 'Teoria e Prática do Contencioso Administrativo'. Um ano depois tirou uma pós-graduação em 'Contratação Pública' na Católica.
Já na secundária que frequentou em Viseu, a Escola Secundária Alves Martins, mostrou desde cedo gosto pela área política, tendo dirigido um jornal escolar intitulado 'Entre Nós'.
Sempre muito focada nos estudos e na carreira académica, é mestre em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas, especialização em Direito da União Europeia, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Em 2024 recebeu o prémio Jacques Delors com o trabalho de investigação científica em Direito da União Europeia 'O ato administrativo desconforme ao Direito da União Europeia'.
Recentemente publicou dois livros versando temas de Direito. Fez ainda uma especialização em 'High-Quality Regulation' pelo European University Institute em 2023 e uma outra em 2025 em 'Public Policy Analysi's pelo The London School of Economics and Political Science - School of Public Policy.
No ano passado, Inês desempenhou funções de técnica especialista no Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente, chegando mesmo a receber um louvor do então secretário de Estado Emídio Sousa. Continua a trabalhar no gabinete deste mesmo responsável, mas agora na Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
João Cotrim de Figueiredo negou nesta segunda-feira a acusação de que terá assediado sexualmente uma ex-assessora da Iniciativa Liberal. Em comunicado, o candidato presidencial apoiado pela IL descreve a alegação como "destituída de fundamento" e motivada pelo seu crescimento nas sondagens.
O candidato adianta ainda que irá avançar para tribunal. " É de uma gravidade que não pode ser deixada passar sem reação e, por isso mesmo, para além deste esclarecimento, irei processar por difamação a pessoa em causa".
Em causa estão afirmações feitas por Inês Bichão numa publicação que entretanto foi apagada do Instagram, na qual relatava situações em que o agora candidato a Belém e antigo líder do partido a terá assediado, com afirmações como "só falta abrires as pernas comigo", "de que tipo de homens gostas?" ou "mais grossa ou mais comprida?".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt