Deputados em clima de 'primeiro dia de aulas'
Novo parlamento.
Os deputados da XIII Legislatura iniciaram esta sexta-feira funções numa curta sessão de cumprimento de formalidades que contrastou com o clima de início de aulas em que se foram sentando nas respetivas bancadas, distribuindo cumprimentos e tirando fotografias.
Já soava a campainha que no parlamento adverte os deputados para o início dos trabalhos e para as votações quando o secretário-geral do PS, António Costa, entrou no hemiciclo, distribuindo cumprimentos e sorrisos, a começar pela esquerda, detendo-se em cumprimentos ao PCP e BE.
O líder socialista dirigiu-se depois à bancada do PSD e cumprimentou Luís Montenegro, bem como toda a primeira fila do CDS-PP. Costa cumprimentou também Fernando Negrão, o candidato que os sociais-democratas escolheram para defrontar o socialista Eduardo Ferro Rodrigues na candidatura à presidência da Assembleia.
Fotos e boa disposição
Quando Costa entrou quase todos os deputados já estavam junto aos seus lugares, reinando ainda um burburinho de conversas e risos, entre deputados estreantes e veteranos, alguns tiravam fotografias em clima de boa disposição.
O Bloco de Esquerda, que passou de 8 para 19 deputados, sentou na primeira fila Jorge Costa, terceiro na lista por Lisboa, ao lado da coordenadora, Catarina Martins, e do líder parlamentar, Pedro Filipe Soares.
Na primeira fila do PS, sentavam-se António Costa, Ferro Rodrigues e Carlos César, o antigo presidente do governo Regional dos Açores que será o líder da bancada, enquanto nas bancadas do CDS e do PCP o primeiro friso era composto pelos mesmos deputados que normalmente ali se sentavam na legislatura anterior.
Também entre a primeira fila social-democrata estavam os mesmos Luís Montenegro, Hugo Soares, Miguel Santos ou Matos Correia sendo a 'cara nova' o vice-presidente do partido Marco António Costa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt