Dom Duarte de Bragança não vai votar
O chefe da Casa Real Portuguesa não vai participar nas Presidenciais. D. Duarte Pio de Bragança considera que os candidatos a Belém são todos “muito bons”, mas nenhum deles irá contar com o seu voto no próximo domingo.
“Tenho uma grande estima, admiração e amizade pelos candidatos à Presidência. Contudo, porque não sou a favor do sistema republicano de chefia de Estado, não vou votar. É uma questão de princípio”, justifica sua alteza real, marcando assim a sua posição relativamente a estas eleições.
Já o prof. João Palmeiro, porta-voz da Casa Real, disse ao CM que “a posição de d. Duarte Pio de Bragança é muito delicada” e que este “não quer interferir nos resultados”.
Seja como for, a posição do representante da monarquia portuguesa em relação ao regime republicano já é bem conhecida. D. Duarte não costuma votar nas eleições presidenciais e legislativas, participando apenas nas autárquicas, onde escolhe o candidato em quem mais confia, independentemente do seu partido político.
Apesar de não ir às urnas no próximo domingo, o chefe da Casa Real Portuguesa terá um dia bastante preenchido, uma vez que o seu sogro faz anos e celebrará a ocasião junto da filha, d. Isabel de Bragança, e dos netos, dom Afonso de Santa Maria, dona Maria Francisca e dom Dinis.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt