António Costa promete ser o presidente de toda a Europa

Ex-primeiro-ministro de Portugal desvalorizou ainda o voto contra de Itália na sua nomeação.

28 de junho de 2024 às 17:40
António Costa Foto: Rodrigo Antunes
Partilhar

António Costa prometeu na sexta-feira "ser o presidente de todos os que se sentam no Conselho Europeu", no fim de uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a futura chefe da diplomacia comunitária, Kaja Kallas.

"O presidente do Conselho Europeu tem de saber colocar-se acima da sua família política. Todos os chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-membros merecem igual direito e igual respeito", vincou o presidente eleito do Conselho Europeu.

Pub

Nessa ótica, o ex-primeiro-ministro português disse compreender "perfeitamente o voto [contra] da primeira-ministra de Itália" na sua eleição e conta "colaborar com enorme proximidade" com Giorgia Meloni ao longo do mandato renovável de dois anos e meio.

Os restantes chefes de Governo dos Estados-membros, incluindo o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, votaram a favor da nomeação de Costa, levando-o a considerar "a forma muito clara como o Conselho Europeu se pronunciou" um "voto de confiança".

Pub

O português vai iniciar funções em dezembro e admitiu que "se fosse crente, porventura acreditaria que era um milagre" ser nomeado presidente do Conselho Europeu escassos meses após se demitir do Governo, mas "muita água correu no Tejo desde esse dia", gracejou.

O descontentamento com o acordo sobre os cargos de topo da União Europeia é comum a Orbán e a Meloni, mas enquanto o húngaro discorda das restantes nomeações, a chefe do Executivo italiano está disposta a apoiar a reeleição de Von der Leyen, por estar de olho numa vice-presidência e numa pasta de relevo na próxima Comissão Europeia.

Salário 31 200 euros por mês

Pub

Como presidente do Conselho Europeu, António Costa vai ganhar 31 200 euros/mês, o mesmo salário de Ursula von der Leyen. A esta remuneração estão associados uma série de subsídios e abonos destinados a ajudar a mudança de Costa para Bruxelas. O ex-primeiro-ministro terá ainda direito a uma reforma vitalícia.

Gabinete de 34 pessoas

Costa vai ter um chefe de gabinete, 18 conselheiros, duas pessoas de apoio administrativo e cinco de um gabinete privado, mais oito assistentes.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar