"É uma fonte de inspiração": Macron elogia Portugal no encontro com Montenegro na Conferência dos Oceanos
Luís Montenegro e Emmanuel Macron estiveram reunidos no Centro Cultural de Balém.
Emmanuel Macron e Luís Montenegro estiveram reunidos, esta quinta-feira, no Centro Cultural de Belém, no âmbito da Conferência dos Oceanos. O presidente francês elogiou o papel de Portugal na proteção dos oceanos e na gestão dos territórios marítimos e disse que o país "é uma fonte de inspiração" para França.
O presidente francês falou ainda do atual contexto geopolítico e sublinhou a importância da gestão do território marítimo para a contenção de conflitos. "Devemos conseguir trabalhar juntos para que o bem do Planeta e da Humanidade seja preservado", afirmou Macron.
Luís Montenegro dirigiu-se a Macron, no seu discurso: "É um gosto recebê-lo aqui, senhor presidente, nestes dois dias de trabalho", disse o primeiro-ministro.
O primeiro-ministro também começou por elogiar a postura de Macron, relativamente aos passos dados na política internacional para a paz na Ucrânia.
Montenegro reforçou também a importância dos oceanos na ligação entre os países. "Nós estamos intimamente ligados ao oceano e ao ligarmo-nos ao oceano estamos também ligados à vocação univrsalista de Portugal", afirmou.
Macron chegou a Portugal esta quinta-feira, para uma visita que se prolonga ainda durante a sexta-feira.
Na próxima semana, a 6 de marco, vai realizar-se um Conselho Europeu extraordinário para preparar as decisões da União Europeia sobre a Ucrânia e segurança.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt