Luís Montenegro ataca Tribunal Constitucional
Primeiro-ministro avisa que não seria normal os juízes fazerem "um juízo político".
O primeiro-ministro e presidente do PSD atacou os juízes do Tribunal Constitucional pelo chumbo da lei dos estrangeiros. “Vamos continuar a atuar dentro da normalidade política, constitucional e democrática”, disse Luís Montenegro na rentrée do PSD, antes de avisar que não seria normal os juízes fazerem "um juízo político quando a sua função é fazer um juízo jurídico".
“As políticas de imigração vão continuar, não obstante alguns percalços”, prosseguiu o líder social-democrata, dizendo sentir-se legitimado pelo voto popular para legislar sobre imigração, uma vez que “este assunto foi altamente discutido nas últimas eleições”.
Na sua intervenção na Festa do Pontal, em Quarteira, Loulé, onde foi recebido ao som da música 'Deixem o Luís trabalhar', Montenegro anunciou que o Governo vai lançar, “o mais tardar no início de outubro, o concurso internacional para a construção do hospital do Algarve, em regime de parceria público-privada”. “Nos oito anos que nos antecederam não foi inaugurado nenhum hospital”, sinalizou o primeiro-ministro.
De acordo com o chefe do Governo, o hospital deverá “entrar em funcionamento em 2030”, prevendo-se um investimento de 800 milhões de euros. Estando no Algarve, Montenegro aproveitou ainda para anunciar o regresso da Fórmula 1 àquela região, em 2027.
Enquanto líder do Executivo, recusou fazer desde já “uma avaliação” do decurso do combate aos fogos e remeteu-a para o fim do verão. “Vamos primeiro ganhar a guerra”, declarou Montenegro. "Estamos completamente solidários [...] com esta complexa e difícil adversidade que são os incêndios."
A intervenção foi feita com hora e meia de atraso face ao programa que foi previamente anunciado. A festa era do partido, mas passava bem por arraial do Governo, tendo contado com a participação dos ministros Castro Almeida, Gonçalo Matias, Graça Carvalho, Miranda Sarmento, Ana Paula Martins, Leitão Amaro, Carlos Abreu Amorim e Pinto Luz.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt