Eurodeputados do PS questionam Bruxelas sobre apoios para agricultura face ao mau tempo

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

04 de fevereiro de 2026 às 14:20
Parlamento Europeu Foto: DR
Partilhar

Os oito eurodeputados do PS questionaram esta quarta-feira a Comissão Europeia sobre eventuais apoios da Política Agrícola Comum às explorações agrícolas afetadas pela tempestade Kristin em várias regiões de Portugal.

Segundo um comunicado, os oito eurodeputados da delegação socialista enviaram "um conjunto de perguntas à Comissão Europeia a solicitar a mobilização urgente de instrumentos de apoio aos agricultores portugueses afetados pela tempestade Kristin, que provocou danos significativos em explorações agrícolas e florestais em várias regiões do país.

Pub

Os signatários questionaram ainda o executivo comunitário sobre a sua disponibilidade para acionar, "com caráter imediato, os mecanismos previstos no atual quadro legislativo da Política Agrícola Comum (PAC), incluindo medidas excecionais e pagamentos de crise, bem como sobre a dotação orçamental que poderá ser mobilizada no curto prazo para responder a esta situação".

A Comissão terá ainda de esclarecer os eurodeputados sobre a possibilidade de autorizar "ajustamentos ou reprogramações do Plano Estratégico da PAC português, para garantir uma resposta rápida e eficaz a uma situação de calamidade.

Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

Pub

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar