FALECEU FUNDADOR DO PPM
A causa monárquica perdeu um dos seus mais acérrimos defensores. Henrique Barrilaro Ruas, professor universitário e fundador do Partido Popular Monárquico (PPM) faceleu no domingo à noite aos 82 anos, vítima de doença cardíaca. O funeral realiza-se hoje em Trajouce.
Natural da Figueira da Foz, além de fundador e dirigente do PPM, Barrilaro Ruas foi deputado à Assembleia da República entre 1979 e 1983, integrando a Aliança Democrática, a coligação PSD/CDS/PPM liderada então por Francisco Sá Carneiro. Foi também em diversos mandatos deputado às Assembleias Municipais de Lisboa e Cascais.
Antes do 25 de Abril, participou no chamado “Congresso de Aveiro”, que uniu toda a oposição ao anterior regime e foi um dos fundadores do “Centro de Cultura Popular”, membro da direcção da “Causa Monárquica” e do Centro Nacional de Cultura. Barrilaro Ruas foi ainda o principal dinamizador da Comissão Eleitoral Monárquica, uma das listas da oposição democrática que se apresentou a sufrágio nas eleições de 1973.
O primeiro-ministro Durão Barroso lamentou a morte de Barrilaro Ruas, recordando especialmente “a figura do intelectual monárquico e do democrata convicto”.
Amigo de Barrilaro Ruas há mais de 60 anos, Gonçalo Ribeiro Telles também lamentou o seu desaparecimento, referindo que se destacou como “defensor da monarquia como solução para o País”.
O arquitecto sublinhou ainda a dimensão de investigador da história de Portugal, sobretudo da fase de fundação do País e da primeira dinastia. “Era um notável defensor da identidade cultural e da independência do País. Vai fazer muita falta num momento em que estas questões estão na ordem do dia”, acrescentou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt