Cavaco hasteou a bandeira de Portugal ao contrário há 5 anos
"É o estado do País", fez-se ouvir da plateia que assistia às cerimónias oficiais da implantação da República.
O dia em que a bandeira de Portugal foi hasteada de 'pernas para o ar' por Aníbal Cavaco Silva ficou na memória de todos os portugueses. Há cinco anos, nas cerimónias oficiais da implantação da República, a bandeira - virada ao contrário - foi hasteada da varanda do Município de Lisboa pelo, na altura presidente, Cavaco.
Assim que a assistência se apercebeu que algo de errado estava a acontecer começou a ouvir-se o burburinho de que tinham de virar a bandeira. No entanto, ainda foi longo o tempo que esteve hasteada sem conseguir evitar as criticas.
"É o estado do País", ouviu-se entre os populares que assistiam às comemorações dos 102 anos da implantação da República, enquanto outros diziam que era uma gafe imperdoável a bandeira ter sido hasteada de forma errada.
Na Praça do Município, apenas cerca de 40 pessoas assistiram à cerimónia do hastear da bandeira, contrastando com as cerimónias do centenário da República em 2010 quando a praça ficou repleta de convidados e populares.
Minutos depois de Cavaco Silva e restantes representantes políticos se terem dirigido ao Pátio da Galé, onde decorreram as restantes cerimónias, a bandeira voltou à posição correta.
Portugal sem feriado durante quatro anos
O dia 5 de outubro voltou a ser feriado nacional em 2016, tendo sido retirado da lista de feriados nacionais em 2012. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa discursou este ano, pela segunda vez, no dia da Implantação da República.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt