Gouveia e Melo lidera corrida a Belém entre muitos indecisos

Almirante à frente de Passos. Governador do Banco de Portugal é o mais bem posicionado à esquerda.

02 de dezembro de 2024 às 01:30
Partilhar

O almirante Gouveia e Melo saltou para a frente das sondagens e é o preferido para as eleições presidenciais de 2026, segundo o barómetro da Intercampus para o CM e o ‘Negócios’.

O chefe do Estado-Maior da Armada, que rejeitou ser reconduzido no cargo, tem a preferência de quase um quarto (23,2%) dos inquiridos, uma vantagem quase duas vezes superior ao segundo classificado, o antigo presidente do PSD Pedro Passos Coelho, que se ficou pelos 13,9%.

Pub

Possíveis candidatos às presidenciais: intenção de voto na 1ª volta

O top 4 tem mais dois candidatos de direita, com o comentador e ex-líder social-democrata Luís Marques Mendes a estar em terceiro lugar, com 9,8% das preferências. Segue-se André Ventura, líder do Chega, com 6,6%.

À esquerda, o nome mais popular é Mário Centeno, governador do Banco de Portugal e antigo ministro das Finanças de António Costa, que aparece taco a taco com Ventura, recolhendo 6,4% de opiniões favoráveis. Mais atrás está Ana Gomes (5,1%) - que ficou em segundo lugar nas últimas presidenciais, em 2021, com 12,9%.

Pub

António José Seguro, antigo secretário-geral do PS, que recentemente admitiu uma candidatura a Belém, surge mais atrás nesta sondagem, com 4,7% das preferências.

Destaque para Pedro Santana Lopes, antigo primeiro-ministro, que deixou em aberto entrar na luta pela Presidência da República se as sondagens lhe forem favoráveis. Neste barómetro surge no fundo da tabela, com o apoio de apenas 1,3% dos inquiridos. Um resultado que pode afastar o ex-PSD de concorrer. No último lugar aparece o líder do PCP, Paulo Raimundo, com 0,9%.

Os dados do barómetro apontam ainda que há muitos indecisos quanto a estas eleições, com 15,3% dos inquiridos a não terem uma posição definida sobre qual deverá ser o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa, que atingiu o limite de dois mandatos na chefia do Estado.

Pub

As eleições presidenciais estão agendadas para 2026 e ainda não há candidatos oficiais. Porém, a partir de janeiro, devem começar a ser apresentadas as candidaturas a Belém. Para já, é um independente que surge na frente nesta sondagem.

Passos perde com Gouveia e Melo e empata com Centeno à 2.ª volta

Apesar de parte da direita suspirar por uma candidatura presidencial de Passos Coelho, o antigo primeiro-ministro não tem boas perspetivas se as eleições fossem à segunda volta, perdendo para Mário Centeno e Gouveia e Melo.

Pub

Cenário para as presidenciais

Nos cenários abordados pelo barómetro, o ex-líder do PSD sofre uma derrota expressiva no duelo com o almirante, sendo o escolhido por 31,8% dos inquiridos, enquanto o chefe da Armada tem a preferência de 50,8%.

Frente a Centeno, o cenário é mais renhido, com um empate verificado neste estudo: 39,9% para o governador do Banco de Portugal e 39,5% para o social-democrata.

Pub

Só contra Ana Gomes é que Pedro Passos Coelho leva a melhor, com uma vitória confortável. Os candidatos de direita acabam derrotados na maioria dos duelos numa eventual segunda volta.

Marques Mendes sai derrotado frente a Gouveia e Melo e fica-se pelo empate técnico com Centeno, mas com uma desvantagem mais visível (39% para o antigo ministro das Finanças e 35,6% para o ex-líder do PSD). Apenas vence frente a Ana Gomes.

Já Durão Barroso perde de forma clara para o antigo governante do PS (45% contra 29,4%) e acaba por ter um empate técnico com Ana Gomes. Também ele é derrotado pelo almirante.

Pub

Por fim, Santana Lopes é o único que é derrotado por todos os adversários. É clara a desvantagem para Gouveia e Melo (59,1% contra 19,8%) e para Centeno (52,5% contra 21,3%). Também é o único ultrapassado por Ana Gomes.

Maioria recusaria votar em Marcelo

A maioria dos inquiridos na sondagem recusaria votar em Marcelo Rebelo de Sousa, caso o Presidente da República pudesse concorrer a um terceiro mandato. 63% dizem que não votariam no atual chefe de Estado, enquanto cerca de um quarto (23,1%) votaria a favor dessa candidatura.

Pub

Araújo Pereira e Eanes nas escolhas

Uma das perguntas do barómetro permitia ao inquirido escolher quem preferia que se candidatasse a Belém, com nomes como o humorista Ricardo Araújo Pereira, Ramalho Eanes ou Rui Rio a surgirem entre as figuras apontadas pelos portugueses, ainda que sem expressão.

Pub

FICHA TÉCNICA.

Objetivo. Sondagem realizada pela Intercampus para o CM e a CMTV, com o objetivo de conhecer a opinião dos portugueses sobre diversos temas da atualidade nacional. Universo. População portuguesa, com 18 ou mais anos, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal continental. Amostra. É constituída por 605 entrevistas, com a seguinte distribuição: 302 a homens e 303 a mulheres; 128 a pessoas entre os 18 e os 34 anos, 208 entre os 35 e os 54 anos e 269 a pessoas com 55 ou mais anos; 229 no Norte, 141 no Centro, 166 em Lisboa, 42 no Alentejo e 27 no Algarve. Seleção da amostra. A seleção do lar fez-se através da geração aleatória de números de telefone fixo/móvel. No lar a seleção do respondente foi realizada através do método de quotas de género e idade (3 grupos). Foi elaborada uma matriz de quotas por região (NUTS II), género e idade, com base nos dados do Recenseamento Eleitoral da população portuguesa (31/12/2023) da Direção-Geral da Administração Interna (DGAI) Recolha da informação Através de entrevista telefónica, em total privacidade, através do sistema CATI. Os trabalhos de campo decorreram entre 21 a 27 de novembro de 2024. Margem de erro. O erro máximo de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é cerca de +/- 4,0%. Taxa de resposta. 62,1%

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar