Gouveia e Melo participa nas comemorações do Dia da Marinha após anunciar candidatura presidencial
"Foi convidado enquanto ex-chefe da Armada", diz fonte da campanha do almirante na reserva.
O almirante na reserva Henrique Gouveia e Melo vai participar nas comemorações do Dia da Marinha (20 de maio), em Viana do Castelo, já depois de ter anunciado a candidatura à Presidência da República, enquanto ex-Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA).
"O Almirante foi convidado enquanto ex-CEMA e é nessa condição que irá assistir à cerimónia", disse ao CM fonte da campanha de Gouveia e Melo.
O anúncio formal da candidatura vai acontecer no dia 29 de maio, evitando-se a coincidência com os 99 anos do Golpe de Estado de 28 de maio de 1926. A partir dessa data, Gouveia e Melo deverá abster-se de participar em cerimónias enquanto ex-CEMA, embora nada o impeça de vestir a farda militar durante a campanha para as eleições presidenciais de janeiro de 2026.
De acordo com o semanário 'Expresso', o almirante na reserva confessou, aos mais próximos, estar arrependido de ter anunciado a candidatura presidencial durante a campanha para as legislativas. Admitiu ter cometido um erro de cálculo, por não ter antecipado as reações negativas nem o ruído causado pela revelação feita numa entrevista à 'Renascença'.
Em declarações aos jornalistas, após a inauguração de um Monumento do Dia da Marinha, em Viana do Castelo, o atual CEMA recusou comentar a participação do seu antecessor nas comemorações. "É uma decisão do senhor almirante Gouveia e Melo, que já não está sequer no ativo. Foi uma decisão pessoal e, como se compreenderá, não a comento", afirmou o almirante Jorge Nobre de Sousa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt